• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Há 5 anos, Bill Gates previu catástrofe mundial causada por vírus ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Um futuro ameaçado
    2015. O mundo acabava de enfrentar um surto de ebola, que deixou mais de 6 mil mortos. Enquanto, isso, o fundador da Microsoft e um dos maiores investidores do mundo na área de saúde, alertou, em sua conferência TED, que não só esta tragédia poderia ter sido evitada como deveríamos nos preparar para outra epidemia.
     

    "Temos que começar a agir"

    "Quando eu era criança, o desastre que mais tínhamos medo era uma guerra nuclear. Hoje o risco de uma catástrofe global não são os mísseis, são micróbios. Se algo matará mais de 20 milhões de pessoas nas próximas décadas é mais provável que seja um vírus altamente infeccioso. O mundo não está preparado para uma epidemia, investimos muito pouco para detê-las. É o momento de colocar nossas boas ideias em ação: planejar cenários, pesquisar vacinas, treinar trabalhadores. Não há necessidade de pânico, mas temos que começar a agir". Estas foram as palavras de Bill Gates.

    Um bilionário pelas boas causas

    107 billhões de dólares é o valor estimado da fortuna de Bill Gates, segundo a Bloomberg. Consciente das desigualdades no mundo, ele decidiu destinar seu dinheiro e seus esforços a projetos que visam diminuí-las. E, para isso, caminha ao lado da sua esposa, Melinda Gates.

    A mudança de foco de Bill Gates

    Em entrevista para o documentário 'O Código Bill Gates', lançado pela Netflix, o magnata, que deixou a direção da Microsoft em 2008, explicou que, depois de ler um artigo sobre as mortes por diarreia na Nigéria, percebeu com que deveria se preocupar.

    Consciente das desigualdades

    "Três milhões de vezes ao ano, uns pais enterram suas crianças por culpa da diarreia. No mundo onde eu vivo, nunca conheci pais que tenham tido que fazer isso", confessou no documentário.

    Atento a dados sociais

    Um dos relatório de Desenvolvimento Humano, publicado pela ONU, no qual relata que 12% das crianças do mundo morrem antes dos 5 anos de idade, sensibilizou Bill Gates ainda mais.

    Saúde global como prioridade

    Bill Gates direcionou seu foco nos problemas de saúde da humanidade. "O que eu, de verdade, gostaria era que todas as crianças do mundo fossem tratadas da mesma forma", revelou.

    Fundação Bill & Melinda Gates

    A partir de 2008, Bill e Melinda Gates deram um novo rumo à fundação que tinham criado anos antes e que hoje é a maior instituição filantrópica privada do mundo. Conta com 50,7 bilhões de dólares em ativos.

    Os objetivos

    Os principais projetos que a Fundação Bill & Melinda Gates desenvolve pelo mundo têm os seguintes objetivos: melhorar a  educação, o saneamento, a assistência médica, reduzir a pobreza extrema, facilitar o acesso à tecnologia e desenvolver energias limpas.

    Bill Gates e a malária

    Para ajudar a combater a malária, por exemplo, a Fundação Gates já destinou mais de 1,7 bilhões de dólares. Distribuição de mosquiteiros e financiamento de pesquisas para criar um mosquito geneticamente modificado são algumas das iniciativas.

    A importância do saneamento

    As mortes por doenças evitáveis são, para Bill Gates, uma realidade injusta. Ele viu, então, que a forma de evitá-las teria que ser encontrada na raiz do problema: o sistema de saneamento, precário nos países mais afetados pela diarreia e pela poliomielite.

    Bill Gates na luta para erradicar a poliomielite

    Apesar da vacina contra a poliomielite ter sido criada em 1955, Bill Gates não se conformava com o fato de que ainda existissem, no começo dos anos 2000, casos da doença em países pobres do mundo.

    A poliomielite

    Erradicar a poliomielite no mundo era imprescindível e Bill Gates destinou 400 milhões de dólares para apoiar campanhas de vacinação em países como Nigéria, Índia e Paquistão, entre outros.

    Novos casos de poliomielite

    Entretanto, em 2010, quando a erradicação da doença era iminente, novos casos foram notificados em zonas de conflito, onde nem sequer os agentes sanitários conseguiam entrar.

    Parcerias

    Bill Gates se reuniu com os governos dos países afetados e com mais investidores para conseguir mais eficiência no trabalho de luta contra a poliomielite.

    Um gênio com boas intenções

    Apesar dos obstáculos encontrados para levar adiante alguns dos seus projetos e também das acusações relacionadas à escolha de suas parcerias, Bill Gates é persistente e, há muito tempo, seu cérebro vem funcionando em favor da humanidade.


    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ