• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Álcool em gel fora do prazo de validade não é recomendado ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Gostaria de saber se álcool em gel com data de validade vencida ainda é efetivo contra o Sars-CoV-2

    O químico e professor titular do Instituto de Química da USP Reinaldo Bazito explica que produtos fora do prazo de validade indicado pelo fabricante podem não ter garantidas características como eficácia e aderência, ou seja, o álcool pode até desinfetar, mas não há garantia.


    Em relação aos géis, diz, as alterações dependem também do tempo após o vencimento, se forem meses ou anos, que podem afetar a textura do produto.

    Thais Guimarães, infectologista do Hospital das Clínicas e do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo, diz que o álcool em gel é uma mistura de álcool a 70% com água a 30% e outros produtos de menor proporção. Passado o prazo de validade, o álcool pode evaporar, comprometendo o efeito de sanitização.

    A infectologista ressalta que para ser eficaz o álcool precisa ter concentração mínima de 70% e, após o prazo informado pelo fabricante, não há garantia dessa concentração.

    A recomendação dos dois especialistas é não utilizar e, principalmente, não comprar produtos vencidos -a venda de produtos fora do prazo de validade é ilegal.

    Barreiras Notícias  /  Folha

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ