• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Feira pode chegar a mais de 3 mil casos de Covid-19 nos próximos 30 dias, aponta estudo ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    A cidade de Feira de Santana poderá atingir a marca de 3.300 casos de coronavírus (Covid-19) em um mês. Isso é o que indica o último boletim divulgado nesta terça-feira (9) pelo Portal Geocovid-19, iniciativa tocada pela rede interinstitucional formada por organizações acadêmicas como Uefs, Ufba, Uesc, Uneb, Ifba e UFG em parceria com as empresas Geodatin e Solved e a Mapbiomas.

    A projeção apontada pelo Geocovid-19 considera os dados da Secretaria Estadual de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, bem como a continuidade das medidas de intervenção em vigor no município.

    Ainda de acordo com o portal, se houver a manutenção das medidas atuais de prevenção da disseminação da doença, em 90 dias a quantidade de casos na cidade poderá chegar a 5 mil pessoas.

    Além disso, a ferramenta projetou um cenário sem a continuidade de intervenções – ou seja, com o relaxamento das medidas de distanciamento social e movimentação entre municípios. Sem elas, Feira de Santana poderá ter mais de 12 mil casos casos acumulados em 30 dias e mais de 14 mil pessoas acometidas pela Covid em aproximadamente 50 dias.

    DEMANDA POR LEITOS
    O estudo também apontou dados sobre a demanda por leitos de UTI e de enfermaria para pacientes com a Covid-19 nos próximos dias. Em ambos os cenários há indicativos de esgotamento de leitos, caso não haja um aumento expressivo da oferta.

    Em um cenário sem intervenções, a demanda por leitos de enfermaria poderá ser de 1.800 leitos, enquanto a demanda de leitos de UTI poderá ser acima de 1.000 leitos para pacientes de Feira de Santana.

    Já em um cenário com intervenções, esta demanda pode ser reduzida para próximo de 700 leitos de enfermaria e 400 leitos de UTI. Assim, a demanda de leitos hospitalares é menor no cenário com intervenções, apresentando um menor déficit de leitos e minimizando o número de óbitos por falta de atendimento.

    Atualmente, conforme dados disponíveis no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), Feira de Santana possui 76 leitos de UTI Adulto (SUS e não SUS), destes, 20 leitos de UTI são exclusivos para Covid-19 – sendo 10 no Hospital Geral Glériston Andrade (HGCA) e 10 no Hospital de Campanha montado pela prefeitura. Outros 20 leitos de UTI estão disponíveis no Hospital Estadual da Criança para parturientes, gestantes e crianças. (BN)


    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ