Condimento de ouro: veja dez razões para consumir vinagre diariamente

O vinagre é um condimento bastante presente nas casas brasileiras. Usado para temperar e conservar alimentos, ele traz benefícios para a saúde ou até no auxílio da limpeza doméstica. “O vinagre é obtido através de um processo de fermentação acética do álcool etílico, vinho tinto ou branco ou frutas, como a maçã. O resultado é um líquido rico em ácido acético que pode ser utilizado para temperar e conservar alimentos”, explica Christina Campos, coordenadora química do vinagre Minhoto.

A especialista listou dez motivos para incluir o produto em sua alimentação.

1 - Auxilia na digestão
Em quantidades adequadas, o consumo diário do vinagre ajuda na digestão. A presença do ácido acético contido no vinagre favorece a digestão dos alimentos. Segundo a nutricionista Tamara Ferreira, o Ph do estômago é considerado normal e ideal para a digestão quando varia entre 1,5 e 2. Porém, há pessoas que possuem menos acidez no estômago. “Pacientes idosos, fumantes, pessoas que sofrem de ansiedade ou até mesmo pessoas que mastigam pouco ou que costumam se alimentar muito tarde, à noite, geralmente apresentam uma produção menor de ácido clorídrico no estômago pela manhã. Nestes casos, o vinagre pode melhorar a digestibilidade dos alimentos”, explica a especialista. A dica é consumir 30 ml (2 colheres de sopa) de vinagre diluído em água pela manhã ou antes das refeições.

2 - Auxiliam na perda de peso
O vinagre é considerado um aliado na redução da gordura corporal. O principal mecanismo que contribui para este emagrecimento é a sensação de saciedade proporcionada pelo condimento. “O consumo do vinagre antes ou durante as refeições provoca um retardo no esvaziamento gástrico, ou seja, o alimento demora mais tempo sendo digerido e provoca maior saciedade”, esclarece Tamara. Segundo a profissional, os estudos demonstram que a partir da quarta semana do consumo diário é possível observar perda de peso, redução da circunferência abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

3 - Reduz o índice glicêmico dos alimentos no sangue
O vinagre também apresenta excelentes resultados para pessoas diabéticas. A ingestão de 30 ml (duas colheres de sopa) cinco minutos antes das refeições ou antes de dormir está associada à redução dos níveis do açúcar no sangue. “Se a pessoa consome uma refeição rica em carboidratos, a adição de vinagre reduz o índice glicêmico da refeição. Devido à presença do ácido do vinagre, os alimentos serão absorvidos de forma lenta. Isso é muito importante para pessoas diabéticas, para que não haja um pico na taxa glicêmica do sangue”, explica a especialista. Além disso, o vinagre também facilita a secreção da insulina pelo pâncreas e está associado à redução da produção de glicose no fígado. “No caso de diabéticos com gastroparesia, o consumo do vinagre deve ser evitado, pois há risco de hipoglicemia pós prandial, quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito abaixo do nível ideal”, alerta Tamara.

4 - Contribui para a imunidade
Outro importante benefício do vinagre é a contribuição para fortalecer a defesa do organismo. Por ser uma fonte de agentes antioxidantes, o vinagre pode ajudar na proteção do corpo contra gripes, resfriados e outras enfermidades, aliado à uma alimentação e hábitos saudáveis. Para aumentar a imunidade e melhorar a digestão, a nutricionista Tamara ensina a preparar um shot matinal de vinagre. A receita combina uma colher de sopa de vinagre de maçã, dez gotas de extrato de própolis, uma colher de sobremesa de açafrão e 50 ml de água, para ser tomado em jejum pela manhã. 

5 - Fonte de substâncias antioxidantes
O vinagre de vinho tinto ou branco, produzido a partir da fermentação destas bebidas, trazem benefícios ainda maiores para a saúde. Por ser feita a partir da uva, preserva polifenóis provenientes da fruta, substância que pode colaborar até mesmo na prevenção do risco de câncer. “Estes compostos bioativos contribuem na redução de problemas cardiovasculares e na diminuição do colesterol. Por terem ação antioxidante, evita o envelhecimento precoce das células e combate radicais livres”, explica a nutricionista.

6 - Ajudam na absorção de nutrientes
Adicionar vinagre ao dia a dia da alimentação contribui para a absorção de cálcio, ferro, zinco e magnésio pelo organismo, nutrientes importantes para promover desenvolvimento e bem-estar físico do corpo. Para aproveitar uma quantidade maior desses componentes dos alimentos, a indicação é consumir uma mistura de água com 30 ml de vinagre, seja de maçã, vinho ou álcool, pela manhã ou ao longo do dia, durante ou antes das refeições.

7 - Reduz câimbras
A cãibra, contração muscular involuntária, rápida e dolorosa, pode estar relacionada à deficiência de minerais no organismo. O consumo do vinagre, ao ajudar na absorção do cálcio durante a digestão, auxilia na prevenção de câimbras, já que o nutriente tem um papel importante na regularização da contração muscular. “Neste caso, o consumo é indicado principalmente aos pacientes idosos, pois costumam apresentar baixa produção de ácido clorídrico. Nessa hipocloridria, a absorção do cálcio pode ser prejudicada”, orienta Tamara.

8 - Efeito benéfico para os ossos
O cálcio é um dos elementos importantes para manter a resistência e saúde dos ossos. O consumo do vinagre, que tem o poder de acidificar o estômago, pode criar um ambiente mais favorável para que o organismo aproveite melhor o cálcio dos alimentos. “Durante a digestão, a absorção do cálcio acontece principalmente no intestino, mas o vinagre pode contribuir enquanto a digestão acontece no estômago, o que pode ser benéfico para pacientes que possuem doenças como osteoporose”, explica a nutricionista Tamara.

9 - Diversidade nos sabores
O vinagre pode ser obtido de diferentes matérias primas, como suco de maçã, vinagre de vinho tinto, vinagre de vinho branco e vinagre de álcool, que podem ser saborizados, como o de limão e de alho. Essa variedade oferece diferentes combinações para as preparações, que podem ser doces ou salgadas.

10 - Versatilidade nas receitas
Além do uso do vinagre em saladas e truques na cozinha, o ingrediente também pode ser consumido na preparação de carnes, peixes, geleias e uma diversidade de pratos, e até mesmo diluído em água para o consumo. A dose ideal de vinagre, segundo a nutricionista Tamara, irá depender do objetivo. “Há estudos que mostram que a utilização de duas colheres de vinagre, que pode ser consumido em jejum, contribuem para que possamos alcançar seus benefícios”, explica ela.
É importante lembrar que o consumo do vinagre, para atingir os seus objetivos, deve estar associado à uma alimentação saudável e equilibrada. “As orientações e prescrições devem ser individualizadas. É de fundamental importância que o paciente consulte um profissional nutricionista para que ele possa adequar a ingestão do vinagre na alimentação”, completa a nutricionista.

Condimento de ouro: veja dez razões para consumir vinagre diariamente Condimento de ouro: veja dez razões para consumir vinagre diariamente Reviewed by CM on 07:04 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS