A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), por meio do Programa Educacional Conhecendo o Agro, encerra um ciclo de capacitações para mais 470 educadores da rede de educação básica de nove municípios da região Oeste da Bahia. O Programa foi dividido em quatro núcleos regionais estratégicos e desde julho promove encontros on-line aos profissionais da educação. Nesta segunda-feira (17), foi encerrado o ciclo de Formação Continuada com os municípios de Cocos e Jaborandi, 120 professores participaram. Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, São Desidério, Baianópolis, Riachão das Neves, Correntina, e Formosa do Rio Preto, já receberam a capacitação.
As formações foram realizadas de maneira remota, com grande adesão de participantes e conclusão das atividades propostas. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) por intermédio das suas equipes pedagógicas, apoiou a capacitação, introduzindo o mundo do agronegócio nas atividades presentes no planejamento escolar. Foram repassadas aos participantes, formas de trabalhar a agropecuária de maneira interdisciplinar nos componentes curriculares das séries iniciais e finais do ensino fundamental. O Programa segue orientações da Base Nacional Comum Curricular.
No ano passado o Conhecendo o Agro foi realizado em escolas municipais de Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. O resultado positivo garantiu a expansão, neste ano de 2020, para mais municípios. “Construímos materiais didáticos que promovem o conhecimento através do contexto local, produção, sustentabilidade e outras aprendizagens. Além disso, estamos seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável de 17 metas globais, estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU). Queremos distribuir material didático para as instituições de ensino para que os educadores e educandos possam ter subsídio ao aplicar o Programa”, explica o supervisor pedagógico do Programa, Elvis Rodrigues Alves.
Para a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação de Jaborandi, Ileusa Costa da Silva, mesmo no formato virtual em virtude da pandemia, houve muita interação entre os educadores. “Agradecemos a Abapa pela parceria, foram três dias de formação com excelentes exposições acerca da nossa realidade. Com certeza teremos outra visão sobre as relações do meio ambiente com o sistema de produção agropecuário. Vamos implantar para as crianças, métodos que sensibilizem desde cedo”, destacou.
Educação sem fronteiras – Para o presidente da Abapa, Júlio Busato, este é apenas o início de uma mudança de hábitos e de pensamentos, com foco na sustentabilidade e na educação ambiental. “Vamos transformar a vida das pessoas e consequentemente, dos locais onde vivem. É através da educação que as grandes mudanças acontecem, estamos mostrando que não existem barreiras entre àqueles que trabalham para levar o alimento para a mesa das pessoas”, afirma.
O Programa Educacional Conhecendo o Agro garante a possibilidade de ampliar as atividades em sala de aula, e agora, por meio das atividades remotas, de maneira interdisciplinar pensando na realidade agrosocioambiental de cada local. Lançado pela Abapa em 2019, traz a perspectiva de aproximar os professores e estudantes da rede pública e privada de ensino do conhecimento teórico e prático desenvolvido pelo setor agrícola do Oeste da Bahia.