O consumo de inhame traz vários benefícios para saúde, entre eles: o alívio aos sintomas da menopausa. De acordo com a nutricionista Adriana Stavro, o tubérculo pode ser uma alternativa para amenizar os efeitos associadas a queda dos estrógenos, que causam fogachos, desordens do sono, dor nas articulações, instabilidade de humor, cefaleias e pode levar ao aparecimento de doenças como osteoporose, hipertensão e depressão.
A raiz do tubérculo contém um fitoestrógeno chamado Diosgenina, uma substância vegetal que tem estrutura similar ao estrogênio humano. Ainda segundo Adriana, estudos mostram que o consumo diário, é uma alternativa natural ao tratamento na melhora dos sintomas da menopausa.
A especialista explica que o inhame pode ser consumido em saladas, suco de frutas, cozido e até em chá.
- Salada: cozinhar, ralar, e temperar com azeite, sal e limão. Acrescentar outros vegetais a gosto.
- Suco: cozinhar, descascar, ralar e adicionar em sucos de frutas.
- Cozido: cozinhar sem casca, inteiro ou em pedaços,no vapor ou na pressão e temperar com azeite, cebolinha, salsinha e gengibre a gosto. Pode servir acompanhando uma proteína grelhada.
- Chá de inhame:
Ingredientes
· casca de 1 inhame (bem lavada e higienizada)
· 250 ml de água filtrada.
Modo de preparo:
Leve a casca já lavada e higienizada com a água em um bule para chá e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Tampe e deixe em infusão até esfriar. Sirva em seguida coado. Tomar 1 xícara ao dia.