Novelas: Quem matou Odete Roitman e mais: mistérios de novelas que pararam o Brasil

 

Ao longo dos 70 anos de TV, os telespectadores se mostraram verdadeiros detetives ao desvendar grandes segredos que marcaram a história da teledramaturgia brasileira

18 de setembro de 1950: a televisão chega ao Brasil para revolucionar a maneira como a informação é levada. Após 13 anos, as novelas passaram a ocupar espaço na programação do aparelho que veio para ficar. E, falando sério, tem coisa melhor do que olhar nos olhos da personagem e notar o que ela está sentindo? Seja nos gestos marcantes, nas falas e nos não ditos presentes no roteiro: o segredo para o sucesso das histórias contadas está nos detalhes, que por vezes se transformam em enigmas cuja solução só é mostrada nos últimos capítulos. Haja ansiedade!

Quantos surpresas ainda estão por vir na TV? Só o tempo dirá. Enquanto isso, falando sobre passado, que tal relembrar alguns mistério (já solucionados) que deram o que falar nas novelas? Confira esta lista que o iBahia preparou para você!

1. Quem matou Odete Roitman em 'Vale Tudo' (1988)?

O ano era 1988. Ayrton Senna era campeão na Fórmula 1, o Brasil ganhava o primeiro ouro olímpico no judô e quase 100% dos televisores estavam ligados na TV Globo para assistir ao capítulo que revelaria um grande mistério de 'Vale Tudo'. O questionamento "Quem matou Odete Roitman?" permeia até gerações que sequer eram nascidas quando a novela foi exibida pela primeira vez. O assassinato da esnobe empresária vivida por Beatriz Segall na verdade foi cometido por engano. Leila Castanhede (Cássia Kiss) queria tirar a vida da amante do marido dela, Maria de Fátima (Gloria Pires), mas sem querer deu um tiro em Odete. A telenovela pode ser assistida novamente na plataforma de streaming Globoplay.

2. Ao que Gerson tanto assistia no computador em 'Passione' (2010)?

Quem não conhece uma pessoa que perdeu alguém que amava por esconder um segredo cabeludo? Com Gerson (Marcello Antony) não foi diferente em 'Passione'. O rapaz era viciado em algo que o mantinha vidrado na tela do computador, e Diana (Carolina Dieckmann) acabou o abandonando por causa disso. Os telespectadores não tardaram em bolar teorias: hacker, pedófilo e até traficante. No entanto, ele acabou revelando que gostava de "tudo o que é mais sujo em relação a sexo" e chegou a contratar garotas de programa para realizar os fetiches. Peculiar, não é mesmo?

3. Quem era o Cadeirudo em 'A Indomada' (1997)?

Pequena cidade de Greenville, 1997, noite de lua cheia. Você já deve ter ouvido falar nessa história. Em 'A Indomada', uma criatura de ancas largas para lá de misteriosa aterrorizava os moradores da pequena cidade, onde mulheres eram atacadas por um ser conhecido como o "Cadeirudo". A identidade do bandido só foi revelada no último capítulo. Para a surpresa de todos, se tratava da beata Lurdes Maria (Sônia de Paula), que atacava as garotas de programa em nome dos bons costumes.

4. O nem tão segredo de Tereza Cristina em 'Fina Estampa' (2011)

E quem diria que uma vilã, que tanto se gabava pelas condições financeiras que possuía, não nasceu em berço esplêndido? A ricaça Tereza Cristina (Cristiane Torloni) foi, literalmente, capaz de matar para manter um grande segredo de família guardado a sete chaves.  Mas, uma hora a verdade ia aparecer. A vilã não era filha da empregada doméstica louca como acreditava, mas sim, fruto de uma traição da mãe dela com o marido da interesseira Tia Íris (Eva Wilma),que inventou a mentira para arrancar dinheiro da sobrinha.  A novela acabou de ser reprisada em horário nobre na TV Globo, e está disponível no Globoplay.

5. Quem era o assassino do horóscopo chinês em 'A Próxima Vítima' (1995)?

Mortes de pessoas sem aparentemente qualquer vínculo, mas ligadas por um único assassino. Antes de terem a vida fatalmente ceifadas, as vítimas recebiam símbolos do horóscopo chinês. De arrepiar, não é mesmo? 'A Próxima Vítima' deu tanto o que falar que chegou a ter o último capítulo exibido ao vivo para evitar que informações vazassem. E quem era o culpado? Adalberto (Cecil Thiré). Ele assassinou nove personagens ao longo da trama, que eram potenciais testemunhas da morte de Gigio di Angelis (Carlos Eduardo Dolabella), morto por Adalberto a mando de Francesca Ferreto (Tereza Rachel), esposa da vítima e amante do bandido.

6. Quem era o incendiário em 'Chamas da Vida' (2008)?

Afinal, quem era o incendiário misterioso que cometia banalidades para incriminar Vilma (Lucinha Lins)? Este mistério despertou a curiosidade dos telespectadores de 'Chamas da Vida', exibida pela RecordTV. Por muito tempo, a vilã foi apontada como a principal suspeita, por possuir um histórico de maldades. Mas, a pilantra acabou provando do próprio veneno e morreu em uma explosão e a real identidade do criminoso foi revelada. Se tratava de Leo (Rafael Queiroga). Em 2015, a trama ganhou uma nova versão e o novo incendiário foi Tomas (Bruno Ferrari).

7. O que havia na caixa de Perpétua em 'Tieta' (1989)?

Em 'Tieta', a viúva Perpétua (Joanna Fomm) andava "para cima e para baixo" com uma caixa que mantinha escondida no armário do quarto. Embora algumas personagens tenham descoberto o conteúdo do objeto ao longo da trama, a verdade sobre ele só foi implicitamente revelada ao público no último capítulo. E não é que a fofoqueira guardava a sete chaves o pênis do falecido marido?  Como ela conseguiu manter o órgão sexual do amado tão bem preservado ao longo dos anos? Este mistério continua sem solução. Para quem deseja rever a história, ela está disponível no Globoplay.

8. Quem ceifou a vida de Taís Grimaldi em 'Paraíso Tropical' (2007)?

Dizem por aí que a curiosidade “matou o gato”. Mas, quando o assunto envolve novela, ela não somente assassina a sangue frio, mas também faz mistérios aterrorizarem o público e personagens até o último capítulo. Foi o que aconteceu em ‘Paraíso Tropical’.  Taís Grimaldi (Alessandra Negrini) foi morta por Olavo Novaes (Wagner Moura), porque descobriu que o irmão bastardo do bandido, Ivan (Bruno Gagliasso) era filho do poderoso Antenor (Tony Ramos).

9. Que rosto tinha a misteriosa Ana do Véu em ‘Sinhá Moça’ (2006)?


Pode até soar contraditório, mas foi o anonimato que deu visibilidade para Isis Valverde. Não entendeu? Na primeira novela dela, a musa interpretou a misteriosa Ana,  filha de pais religiosos, que foi prometida para Rodolfo (Danton Mello) ainda na infância. Como parte da promessa, a moça precisou usar até o dia do casamento um véu que cobria o rosto. Ela era bonita? Simpática? A dúvida tomou conta dos telespectadores, e somente foi respondida na reta final da novela, em que o catálogo de grandes atrizes do Brasil ganhou, literalmente, mais um rostinho de grande talento.

10. Quem matou Jorge Tadeu em 'Pedra Sobre Pedra' (1992)?

Mais uma novela de Aguinaldo Silva, mais um grande mistério a ser solucionado. O fotógrafo Jorge Tadeu (Fábio Jr) perdeu a vida logo nos primeiros capítulos, mas ainda voltava em espírito para satisfazer as amantes. E quem era a assassina? A beata Gioconda Pontes (Eloísa Mafalda) foi desmascarada pelo fantasma da vítima enquanto roubava peças sagradas na igreja.
 

Novelas: Quem matou Odete Roitman e mais: mistérios de novelas que pararam o Brasil Novelas: Quem matou Odete Roitman e mais: mistérios de novelas que pararam o Brasil Reviewed by CM on 07:39 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS