• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Tempero do bem: conheça os benefícios ao incluir o açafrão-da-terra na alimentação ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Já ouviu falar no açafrão-da-terra? O tempero também conhecido como cúrcuma, é altamente rica em diversos minerais e vitaminas essenciais para o organismo, Além disso, ele também serve para intensificar o sabor de molhos, carne vermelha, sopas e verduras cozidas. Pensando nisso, o site Minha Vida separou sete benefícios ao consumi-lo na alimentação. Confira:

    1. Poderoso anti-inflamatório

    O açafrão tem um agente farmacológico chamado curcumina. Estudos, inclusive, comparam os efeitos dessa substância aos da hidrocortisona, do diclofenaco e da fenilbutazona (medicamentos anti-inflamatórios). Tudo isso, claro, com o benefício de ser natural, sem efeitos colaterais, pois a curcumina não produz nenhuma toxicidade.

    2. Ação antioxidante potente

    Estudos clínicos já comprovaram que a curcumina exerce um efeito antioxidante muito poderoso. Assim ela é capaz de neutralizar os radicais livres, substâncias químicas que causam danos às células.

    3. Aliada contra a artrite

    Com uma forte ação antioxidante, a cúrcuma consegue até aliviar a artrite, uma vez que nessa doença os radicais livres acabam degenerando e inflamando das articulações. A combinação do efeito antioxidante e anti-inflamatório do açafrão reduz os sintomas da artrite, como a rigidez matinal, o edema (inchaço) e a dor.


    4. Deixa o cérebro afiado

    O açafrão é benéfico para o cérebro que precisa ser reparado após lesões, podendo ser usado ainda contra doenças neurodegenerativas. Uma pesquisa da Michigan State University descobriu que a cúrcuma é capaz de impedir a formação de compostos destrutivos (proteínas alfa-sinucleína) presentes no cérebro em doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer.

    5. O coração fica mais forte

    Você sabia que a curcumina pode evitar a oxidação do colesterol no organismo? O colesterol oxidado é o que danifica os vasos sanguíneos e se acumula em placas endurecidas que, por sua vez, podem levar a um ataque cardíaco ou derrame. Esta ação da cúrcuma consegue reduzir a progressão da aterosclerose e até de outras doenças cardiovasculares.

    6. Xô espinhas e cravos

    Por causa de suas propriedades antissépticas e antibacterianas, a cúrcuma pode auxiliar no combate à acne. Ela controla espinhas, oleosidade e ainda deixa a pele com uma luminosidade natural. Para saber como usar, converse com seu médico sobre a melhor maneira de conseguir os benefícios.

    7. E ainda emagrece

    Um estudo demonstrou que cúrcuma tem ação direta na inibição da lipogênese, ou seja, a produção de gordura pelo corpo. Esse tempero foi capaz de diminuir o percentual de gordura corporal no grupo que ingeriu o condimento. A dose usada no estudo foi de cinco gramas por dia, equivalente a uma colher de chá rasa. Outros estudos sinalizam que a ação anti-inflamatória da curcumina é um dos mecanismos que ajudam na perda de peso.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ