• Girl in a jacket
  • NASA anuncia descoberta de água no lado iluminado da Lua ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     É oficial. Há água na Lua. Suspeita existia há mais de 10 anos, com base em detecções descritas em 2009, mas havia espaço para interpretação. Agora, usando método diferente, cientistas da NASA entram para a História. A descoberta está presente em dois artigos publicados na Nature Astronomy.

    A ambiguidade surgiu porque as detecções de 2009 foram feitas com uma espectroscopia – técnica de aferimento de dados físico-químicos através da transmissão, absorção ou reflexão da energia radiante incidente em uma amostra – de 3 micrômetros. Nesse comprimento de onda, havia duas possibilidades – água ou outro composto de hidroxila (-OH) compreendendo hidrogênio e oxigênio.

    Liderada pelo astrônomo Casey Honniball, do Goddard Space Flight Center da NASA, uma equipe de cientistas decidiu examinar o comprimento de onda que poderia confirmar ou reverter essas descobertas. A espectroscopia de 6 micrômetros deve mostrar uma linha que só pode ser criada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio – o que é chamado de vibração de curvatura H-O-H.

    Mas, na verdade, fazer uma detecção inequívoca nessa banda, é complicado. Requer o uso do Stratospheric Observatory for Infrared Astronomy (SOFIA), um telescópio especial único que voa em um plano acima da maior parte da atmosfera terrestre. “

    “SOFIA é o único observatório atual e planejado capaz de fazer essas observações”, disse Honniball à ScienceAlert.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ