'Terra Nostra' teve visita do presidente italiano às gravações

© Tasso Marcelo / Estadão Maria Fernanda Cândido cumprimenta o então presidente da Itália, Carlo Azglio Ciampi, nas gravações de 'Terra Nostra' em 2000  

Terra Nostra, que estreou em 1999, está disponível para assistir no Globoplay a partir desta segunda-feira, 9. O Estadão relembra a ocasião em que o então presidente da Itália, Carlo Azeglio Ciampi, visitou as gravações e falou com atores da novela das 8 da Globo.

Tendo sido eleito ao cargo em maio de 1999, Ciampi fez sua primeira visita oficial ao Brasil em maio de 2000. Antes de ir a Brasília para se encontrar com o então presidente Fernando Henrique Cardoso, visitou os estúdios da emissora, em Jacarepaguá, para acompanhar as gravações da trama, que retratava a vida de imigrantes italianos no Brasil no passado.

Publicidade

No dia 11 daquele mês, o presidente e sua comitiva visitaram os cenários que simulavam a São Paulo de antigamente e a colônia italiana. No local, foi servido um café típico de fazendas do interior paulista.

Antonio Calloni, descendente de italianos, foi um dos que recepcionou o político e sua esposa. Pediu desculpas por conta de seu sotaque e explicou: "Meu pai costuma falar comigo em italiano, mas respondo em português."

 

© Tasso Marcelo / Estadão Antonio Calloni ao lado do então presidente da Itália, Carlo Azglio Ciampi, e da primeira-dama, Franca Ciampi, em maio de 2000  

"Faço essa novela com muito amor e paixão, porque conta a história da minha família. É uma grande honra recebê-lo, não apenas por ser o presidente, mas por se tratar de um italiano", contava Calloni na ocasião.

Maria Fernanda Cândido ficou responsável por entregar a Ciampi um baú contendo DVD da minissérie A Invenção do Brasil (com dublagem em italiano), os CDs da trilha sonora de Terra Nostra e um vídeo com trechos e o roteiro da novela publicado em capa envelhecida.

"Não é todo dia em que você está no seu horário de trabalho e recebe um chefe de Estado", comentava a atriz.

Thiago Lacerda também falou sobre a presença do presidente italiano nas gravações: "É emocionante saber que nosso trabalho atrai um chefe de Estado. É a prova de que um ano de suor, câmera e luz valeu a pena".

© Sebastião Moreira / Estadão Gravação de 'Terra Nostra' no navio SS Shiedhall, em Southampton, em julho de 1999.  

Ana Paula Arósio, que dava vida à personagem Giuliana, uma das principais, não participou da cerimônia porque estava em gravação.

"Sem dúvida, o Brasil é o País que mais tem a ver com a Itália e onde o espírito italiano mais tem sido mantido", afirmou Ciampi na ocasião. Ao longo dos seis dias de visita oficial, o presidente italiano também passou por São Paulo e Distrito Federal.

Carlo Azeglio Ciampi deixou o cargo em maio de 2006, renunciando três dias antes da conclusão oficial de seu mandato, para facilitar a transferência de poderes a Giorgio Napolitano. Ele morreu em 16 de setembro de 2016, aos 95 anos de idade. Ele

Terra Nostra

A novela de Benedito Ruy Barbosa foi exibida na 'virada do milênio', entre 20 de setembro de 1999 e 2 de junho de 2000.

Gravação de 'Terra Nostra' no navio SS Shiedhall, em Southampton, em julho de 1999.     © Sebastião Moreira / Estadão Gravação de 'Terra Nostra' no navio SS Shiedhall, em Southampton, em julho de 1999.  

Após O Rei do Gado, o autor chegou a anunciar que não escreveria novas novelas. Marluce Dias, então superintendente da Globo, teve que fazer duas viagens à casa de Benedito, em Sorocaba, para convencê-lo a mudar de ideia. "Você imagina e a gente faz", propôs.

As gravações tiveram início em 19 de junho de 1999. As primeiras cenas rodadas foram as do desembarque do navio, simulando o ano de 1896 e contando com a presença de mais de 300 figurantes, na cidade de Southampton, na Inglaterra. O custo foi estimado em R$ 1,2 milhões.

Com o sucesso, a Globo chegou a licenciar a marca Terra Nostra e vendeu diversos produtos como vinhos e molhos de tomate.

O elenco de Terra Nostra

Entre os atores que fizeram Terra Nostra, destacam-se nomes como Ana Paula Arósio (Giuliana), Thiago Lacerda (Matteo), Maria Fernanda Cândido (Paola), Raul Cortez (Francesco), Antonio Fagundes (Gumercindo) e Marcello Antony (Marco Antonio).

Ana Paula Arósio ao lado de Thiago Lacerda durante gravações de 'Terra Nostra' no navio SS Shiedhall, na Inglaterra, em 1999    © Sebastião Moreira / Estadão Ana Paula Arósio ao lado de Thiago Lacerda durante gravações de 'Terra Nostra' no navio SS Shiedhall, na Inglaterra, em 1999  

A novela também contou com Ângela Vieira (Janete), Antonio Calloni (Bartolo), Paloma Duarte (Angélica), Gabriel Braga Nunes (Augusto), Claudia Raia (Hortênsia), Gésio Amadeu (Damião) e Débora Duarte (Maria do Socorro).

Taís Araújo chegou a ser cogitada para o papel de Anastácia, mais conhecida como Naná, que acabou ficando com Adriana Lessa, à época, conhecida por ser a primeira VJ negra da MTV no Brasil.

Terra Nostra também marcou a estreia do ator Nicolas Prattes em uma novela, com apenas três anos de idade, em participação como filho dos personagens de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda no último capítulo. O humorista Chico Anysio também fez uma pequena participação na produção.

Chico Anysio como Josué Medeiros, pai do cochocheiro Josué em 'Terra Nostra'   © Globo / Divulgação Chico Anysio como Josué Medeiros, pai do cochocheiro Josué em 'Terra Nostra

 

 

'Terra Nostra' teve visita do presidente italiano às gravações  'Terra Nostra' teve visita do presidente italiano às gravações Reviewed by CM on 05:18 Rating: 5

Sem comentários

Postagem em destaque

PRIME TELECOM | FIBRA ÓPTICA EM BARREIRAS