• Girl in a jacket
  • Polícia Civil apoia Embasa em operação para combate a furto de água em São Desidério ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Com o apoio a Embasa, a Polícia Civil promoveu nesta quarta-feira (10) uma operação de retirada de pontos de ligações clandestinas na rede distribuidora de água em São Desidério. Uma pessoa foi presa em flagrante por furto de água, com base no artigo 155 § 4º incido II do Código Penal Brasileiro, que prevê pena de reclusão de dois a oito anos, e multa.

    Segundo apurado, o indivíduo preso, vinha sendo utilizada também a água da Embasa para a irrigação de uma produção de milho. Na operação, o Departamento de Polícia Técnica constatou o furto de água do imóvel e de outros três pontos de fraude na rede, apoiando Polícia Civil e os técnicos da Embasa na eliminação de cerca de 500 metros de tubulação instalada de forma irregular para fornecer água em terrenos invadidos da parte alta do bairro Tangará.

    Ao acompanhar a ação no local, o delegado de Polícia Civil, Carlos Ferro, explica que o autor da fraude foi conduzido pelo crime de furto qualificado, e que a ação visou ainda coibir eventuais ameaças que estavam sofrendo os funcionários da empresa em ações anteriores. “As ameaças vinham acontecendo de forma sistemática com as equipes da Embasa, e diante dos prejuízos provocados ao patrimônio público, que prejudica toda a população, foi necessária a prisão em flagrante para que cessassem os transtornos à sociedade diante do furto de água”, explica.

    Apesar dos técnicos trabalharem regularmente para identificar e retirar estas irregularidades, o advogado da Embasa, Gildemar Bittencourt, que intermediou a ação, explica que qualquer intervenção no hidrômetro e na rede da Embasa com o intuito de furtar água é crime e o infrator está sujeito ao cumprimento das penalidades de multa e reclusão previstas na legislação.

    “A operação da Polícia Civil foi fundamental para coibir estas ações criminosas que ocorrem de forma rápida e reiterada causando prejuízos com as perdas de água tratada, além de salvaguardar a segurança dos profissionais da Embasa. Por causa deste tipo de furto, aqueles que pagam as suas contas em dia podem ser prejudicados por causa do desperdício destas ligações clandestinas reduzindo o volume disponibilizado de água tratada, e pelos riscos de contaminação com o acesso indiscriminado à rede distribuidora.”, explica.

    Em caso de suspeitas de irregularidades, a população pode encaminhar as denúncias de forma anônima pela agência virtual (www.embasa.ba.gov.br) ou pelo 0800 0555 195.

    Fonte:Assessoria de Comunicação da Embasa


    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ