html image example
Tremor de magnitude 4,7 é registrado em cidade do Amazonas ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

Um tremor de magnitude 4,7 foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) na região Norte do Brasil na madrugada desta quarta-feira (28). O fenômeno aconteceu na cidade de Barcelos, há 399 quilômetros de Manaus, onde também foi sentido por moradores da cidade.

Segundo os dados da RSBR, o evento ocorreu às 0h26 (horário de Brasília), em uma profundidade de 10 quilômetros. O órgão afirma que o tremor pode ter sido causado por uma acomodação das falhas geológicas. Não há relatos de danos ou feridos.

Em entrevista a G1, o sismólogo Jackson Calhau, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) afirmou que pode acontecer novos registros do fenômeno.

“O tremor ocorrido na Amazônia, na divisa entre Roraima e Amazonas, teve uma magnitude significativa para a sismicidade brasileira, entretanto não é tão incomum, visto que tremores ainda maiores, acima de magnitude 5, ocorrem a cada 5 anos em média. É muito provável que ocorram réplicas após este evento”.

O sismólogo Juraci Carvalho, do Observatório Sismológico da UnB, conta que a região já registrou outros 31 eventos similares a esse nos últimos 10 anos.