• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Por que os cães ficam “loucos” depois de tomar banho? ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Se você deu banho no seu cachorro, sabe que ele não se limitará apenas a sacudir a água. Ele sairá correndo pela casa inteira como um louco, como se sair do banho fosse a melhor coisa que já aconteceu. Mas, por que ele faz isso?

    “Embora não haja evidências científicas para explicar esse comportamento, existem várias reflexões sobre por que os cães passam pelos chamado Período de Atividade Aleatória Frenética após o banho”, explica a Dra. Ladan Mohammad-Zadeh, veterinária do Hospital de Emergência DoveLewis, nos EUA, em entrevista ao site The Dodo.

    “Rolar, sacudir e morder na mobília depois de um banho revigorante pode ser um instinto canino para manter seu pelo seco e quente”, acrescenta ela.

    Na visão da Dra. Ladan, os cães podem achar extremamente desagradável sentir que o corpo está “mais pesado”, já que os pelos estão encharcados de água. Para evitar a sensação ruim novamente, muitos cães instintivamente correm, se escondem, começam a andar quase arrastados para o banho, imaginando que irão passar por aquilo, de novo.

    A ansiedade é outro fator muito importante. Muitos cães ficam extremamente ansiosos quando recebem ordens e são obrigados a ficar parados debaixo d’água para receber o shampoo.

    Depois, novamente recebem ordens para ficarem parados deixando a água cair e enxaguar os pelos. Ao final do banho, é como se o “pico de loucura” temporária ajudasse a dissipar toda a energia acumulada pelo estresse e pela ansiedade.


    Cão tem que ter cheiro de cão

    Um outro grande problema é o olfato. Para eles, é muito importante o cheiro de tudo, e eles se baseiam no olfato de cada coisa, inclusive do próprio corpo. Quando estão molhados e cheios de shampoo, são inundados por uma onda de fragrâncias em seus pelos.

    Neste ponto, tudo o que eles querem é sentir que são “um cão novamente”. Isso explica o motivo de alguns ficarem nervosos e agressivos após o banho, pois o cheiro do corpo mudou, e tudo o que eles querem é ter o cheiro característico de novo.

    “Com 300 milhões de sensores olfativos em seus narizes, talvez os cães estejam apenas reagindo — ou tentando fugir vigorosamente — do cheiro de todo o sabonete perfumado e shampoo que você esfregou em seus pelos”, afirma a Dra. Ladan.

    “Um banho irrita esses animais, tanto mental quanto fisicamente. Buscar uma libertação é natural”, diz Erick Mears, diretor e médico veterinário da BluePearl Veterinary Partners. Para você o cheiro pode ser delicioso. Para eles, pode ser irritante.

    “É muito estímulo. Há o estímulo físico da água e a secagem com uma toalha. Além disso, há o estímulo emocional. É positivo para alguns, enquanto outros não gostam tanto”, complementou.

    A Dra. Ladan disse ainda que muitos cães ficam quietos e parecem gostar do banho apenas para ter total atenção de seus donos.

    Quando estão no banho, tudo gira em torno deles, e a ansiedade e excitação são controladas. Mas, quando o banho acaba, eles ficam livres para mais um Período de Atividade Aleatória Frenética, podendo correr pela casa de forma maluca.

    Fonte(s): Mental Floss  / The Dodo Imagens: Reprodução / Shutterstock

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ