A asma ganhou evidência no último ano por ser incorporada às comorbidades (doenças de risco) da Covid-19. Desde então, muito tem se ouvido falar sobre a doença, bem como de seus sintomas, riscos e tratamentos.
Para dar mais visibilidade ao assunto, é comemorado em 21 de junho o Dia Nacional de Controle da Asma. A intenção é suscitar debates sobre a patologia, visando ajudar quem sofre com ela e alertar sobre seus perigos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 262 milhões de pessoas no mundo convivem com a asma, sendo que de 3% a 10% dos pacientes apresentam a doença em sua forma mais grave. Os dados mostram ainda que ocorreram mais de 46 mil mortes decorrentes do problema respiratório globalmente. Já em nível nacional, o Brasil conta com 20 milhões de asmáticos.
"Neste mês de junho, início do inverno, enquanto ainda enfrentamos tantos casos de Covid-19, precisamos mais do que nunca refletir sobre a importância de se respirar bem", destaca o médico pneumologista Rafael Faraco, que aponta mitos e verdades sobre a enfermidade.
Mitos e verdades sobre a asma que você precisa saber!
1 - Obesidade pode acarretar o surgimento da asma: VERDADE!
"Estudos sugerem que a ação inflamatória do tecido adiposo, proveniente do excesso de peso, pode levar ao desenvolvimento de inflamação nas vias aéreas e, como consequência, deste processo, a asma", explica o especialista.
2 - A asma é uma doença contagiosa: MITO!
Rafael assegura que uma pessoa não pegará a doença ao conviver com um asmático, dado que sua causa é resultado de diversos fatores, desde alérgicos até genéticos.
3 - O inverno pode agravar as crises de asma e de outras doenças respiratórias: VERDADE!
O médico esclarece que esse agravamento é causado pelo hábito de ficar mais tempo em lugares fechados, com pouco sol e mais umidade. Assim, a proliferação de mofo e bolor aumenta, alimentando os ácaros.
4 - A asma pode desaparecer sozinha ou ser curada: MITO!
"A severidade da doença varia de pessoa para pessoa. As crises até podem desaparecer com o tempo, principalmente, se houver tratamento adequado. No entanto, a doença não some totalmente, pois é uma doença crônica, que pode ser tratada, mas não tem cura", pondera Rafael.
5 - Asmáticos não podem ter animais de estimação: MITO!
A resposta do pneumologista deixará contente aqueles que amam ter um bichinho: pessoas com asma podem, sim, ter pets! Entretanto, ele alerta para algumas necessidades, como questões de higiene e observar se o animal não desencadeará crises alérgicas no paciente.
6 - Pacientes com asma grave são prioritários na vacinação contra a Covid-19: VERDADE!
"Essa iniciativa serve também como alerta para quem subestima ou desconhece essa doença que, se não tratada adequadamente, não compromete apenas a saúde e a qualidade de vida do paciente, como também pode levar a óbito", explica o profissional.
Ele relembra ainda a importância da imunização anual contra a influenza nos pacientes com asma moderada a grave de qualquer faixa etária, é medida importante para redução de crises da doença, especialmente em um cenário de saturação dos serviços de saúde em razão do aumento no número de casos de Covid-19.
Fonte: Rafael Faraco, pneumologista e membro da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).