
O Centro de Pesquisa Clínica (CPEC) das Obras Sociais Irmã Dulce (Ossid) recebeu uma homenagem da farmacêutica multinacional Pfizer e da empresa alemã BioNTech.
O ato, que contou com entrega de placa personalizada, foi realizado em reconhecimento à contribuição da entidade nos estudos da vacina contra a Covid-19.O CPEC sagrou-se o segundo maior centro de pesquisa em número de voluntários para o imunizante da Pfizer/BioNTech no mundo. Durante os testes do fármaco em Salvador, o trabalhou incluiu 1.549 participantes, de um total de 46 mil voluntários em 154 centros nos Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Turquia, África do Sul e Brasil.
O ensaio clínico na instituição da Santa Dulce dos Pobres foi realizado de agosto a outubro de 2020 e avaliou aspectos como segurança, tolerabilidade, imunogenicidade e eficácia das vacinas.
O imunizante Pfizer/BioNTech (BNT162b2) tornou-se o primeiro a receber o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, concedido em fevereiro de 2021.