html image example
Prova de Vida do INSS: Como fazer no caixa eletrônico da Caixa e Banco do Brasil? ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

A prova de vida do INSS voltou a ser obrigatória a partir da terça-feira, 1º de junho. O procedimento solicitado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi suspenso por diversas vezes desde março do ano passado.

Segundo dados apresentados pela autarquia, aproximadamente, 36 milhões de segurados são obrigados a realizar o procedimento anualmente.

Thank you for watching

A prova de vida do INSS, “renovação de senha” ou “fé de vida”, denominações pelas quais também é conhecida, trata-se de uma medida obrigatória a todos os segurados do INSS que desejam assegurar a permanência dos benefícios obtidos.

A prova de vida do INSS tem entre os principais objetivos evitar fraudes e pagamentos indevidos. Na oportunidade, o Governo Federal declarou que a atualização dos cadastros acontecerá gradativamente, para evitar aglomerações nas agências bancárias ao desbloquear o benefício.

A princípio, a prova de vida do INSS deve ser realizada presencialmente junto à instituição financeira pagadora do benefício previdenciário. Na situação de segurado incapaz de se locomover até a agência bancária, existem algumas alternativas. Como a elaboração de uma procuração autorizando a execução do procedimento por terceiros, ou o agendamento de uma visita dos servidores do INSS a domicílio.

Ao todo, 11 milhões de brasileiros deverão fazer a prova de vida do INSS. Ressaltando que, mesmo que o procedimento estivesse suspenso durante os primeiros meses deste ano, 10,5 milhões de segurados já o fizeram desde março de 2020. Ou seja, o saldo que resta para o recadastramento é de um terço do total indicado.

Prova de vida no caixa eletrônico
Visando promover ainda mais facilidade e agilidade aos segurados que têm se dirigido às agências bancárias para realizar a prova de vida do INSS presencialmente.

Algumas instituições liberaram o procedimento através dos terminais de autoatendimento, ou seja, caixas eletrônicos. Veja como funciona nos principais bancos!

Caixa Econômica Federal (CEF)
Os clientes da Caixa Econômica que possuem identificação biométrica podem realizar a prova de vida do INSS pelos terminais de autoatendimento. Para isso, basta que realizem qualquer transação nos caixas eletrônicos, como saques, utilizando a biometrica.

Esta ação será automaticamente caracterizada como prova de vida, garantindo os próximos pagamentos do benefício previdenciário em questão. Vale mencionar que a Caixa não oferta este serviço pelo celular.

Banco do Brasil (BB)
Enquanto isso, os clientes do Banco do Brasil devem realizar a prova de vida do INSS pelo aplicativo da instituição. O procedimento está disponível desde o dia 5 de março. O banco também tem se esforçado para promover outros formatos aos clientes que recebem os benefícios previdenciários com cartão magnético.

Para realizar o procedimento por celular, basta acessar o aplicativo e selecionar o campo “Serviços”, seguido de “INSS”. Nesta página o usuário ainda encontrará outro botão, o da “Prova de vida do INSS”. Ao clicar nele, será solicitado uma foto frente e verso da identidade. (Fonte: Fdr)