• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Setor de serviços da Bahia cresce forte e tem o maior avanço para um mês de maio em 10 anos ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    O volume do setor de serviços na Bahia teve aumento expressivo, em maio,  na comparação com o mês anterior (8,6%), na série com ajuste sazonal, após a variação negativa de março para abril (-0,7%).  Foi um desempenho bem melhor que o do país como um todo (onde o crescimento foi de 1,2%) e o segundo maior avanço dentre as unidades da Federação, abaixo apenas do registrado em Alagoas (10,0%).  Foi também o maior crescimento do volume dos serviços na Bahia, para um mês de maio, desde o início da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, em 2011.

    Além do avanço frente ao mês anterior, na comparação com maio de 2020, os serviços na Bahia também mostraram crescimento importante (28,9%).  Foi o segundo resultado positivo nessa comparação com o mesmo mês do ano anterior, depois de quase dois anos de quedas consecutivas (de junho de 2019 a março de 2021). Foi ainda um novo avanço recorde para o estado, o maior de toda a série histórica da PMS (iniciada em 2012 para esse indicador).

    Thank you for watching

    Entretanto, a forte alta se deu, mais uma vez, em cima da segunda maior queda que os serviços já haviam enfrentado na Bahia, de -27,0%, em maio de 2020, frente ao mesmo mês de 2019.

    Nesse confronto, os serviços cresceram no Brasil como um todo (23,0%) e em quase todos os estados. Alagoas (48,5%), Roraima (38,2%) e Acre (35,0%) tiveram as maiores altas, enquanto apenas Rondônia (-0,5%) mostrou variação negativa. A Bahia teve o sétimo melhor resultado.

    Assim, no acumulado de janeiro a maio de 2021, frente ao mesmo período de 2020, os serviços baianos passaram a mostrar crescimento (2%). Nesse indicador acumulado, é o primeiro resultado positivo do setor no estado em quase dois anos (desde junho de 2019). Ainda assim, a Bahia tem o 5o pior resultado entre os 27 estados, abaixo do país como um todo (7,3%).

    Nos 12 meses encerrados em maio, o setor de serviços baiano ainda acumula queda (-8,2%), num resultado bem aquém do nacional (-2,2%) e o 3o pior entre os 27 estados, empatado com o Piauí (-8,2%). Nesse confronto, o setor apresenta altas em 11 unidades da Federação.

    Atividades 

    O avanço no volume de serviços prestados na Bahia em maio frente ao mesmo mês de 2020 (28,9%) foi resultado de aumentos em todos os cinco grupos de atividades investigados pelo IBGE. Esse cenário, que nunca havia sido registrado antes, nos dez anos da Pesquisa Mensal de Serviços, veio depois da queda também generalizada verificada em maio de 2020, frente ao mesmo mês de 2019.

    O maior avanço no mês foi novamente o dos serviços prestados às famílias (217,8%), cujo volume teve uma nova alta recorde e mais que triplicou em relação a maio de 2020, quando havia registrado sua terceira queda mais intensa (-76,0%). Foi o segundo resultado positivo para essa atividade depois de 13 quedas seguidas (de março de 2020 a março de 2021).

    O segundo maior crescimento veio dos transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (43,1%), que também exerceram a segunda influência mais positiva no resultado geral de maio. O segmento mostrou seu terceiro aumento seguido e se mantém o único com variação positiva no acumulado no ano de 2021 (7,9%). (Bahia de Valor)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ