html image example
Variantes Delta e Gama representam 99% dos casos no Brasil, aponta Fiocruz ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

As variantes Gamma e Delta são responsáveis por 99% dos casos do novo coronavírus sequenciados no país, é o que aponta um levantamento da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com dados da plataforma Genomahcov.

Informações divulgadas pelo laboratório indicam que no último ano foram identificadas pelo menos 95 linhagens diferentes do coronavírus.

Thank you for watching

Conforme reportagem da CNN Brasil, a plataforma da Fiocruz armazena mais de 38 mil amostras de todo o país desde setembro de 2020. De acordo com o Genomahcov, que acompanha as linhagens em circulação da Covid-19 no Brasil, nos últimos dois meses, 74,5% dos 4.892 sequenciamentos feitos no Brasil foram da variante Delta.

A variante Gamma representa 23,6% dos casos sequenciados no país.

Devido ao aumento da transmissibilidade e virulência, tanto a Delta quanto a Gamma são classificadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Variantes de Preocupação (VOC), lembra a matéria.

Os outros 1,9% sequenciados correspondem a linhagens de cepas como a Alfa, Beta, Mu. Entre os estados com maior número de casos de variante no último ano está São Paulo (13.555), seguindo do Rio de Janeiro (5.600), Amazonas (1.640) e Rio Grande do Sul (1.596). (OTempo)