• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Alimentos vencidos que você pode consumir sem risco ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Desde 1980, uma lei no Brasil obriga que todas as empresas de alimentos estabeleçam datas máximas para consumo, conhecidas como data de validade. Elas devem ser estampadas com clareza nas embalagens. Até esta data, a empresa garante a qualidade do produto. Então, fique atento sempre a ela. 

    A intensão neste artigo é ajudar as pessoas a decidirem se devem ou não ingerir os alimentos que tem em casa, mesmo após ter sua data de vencimento ultrapassada. Abaixo, segue a lista. Porém, usar o bom senso na hora de decidi se consome ou joga fora.

    • Batatinha chips — Embalagens fechadas sem danos ou rasgo aparente, podem ser consumidas mesmo após alguns meses. A depender do sabor. Se forem esquecidas abertas, apesar de terem perdido a deliciosa crocância e não apresentarem aspecto e odor suspeitos, delicie-se.
    • Biscoitos — Devem ser mantidos bem vedados depois de abertos não haverá problema. Se forem guardados em boas condições ou não tiverem sido abertos também podem ser consumidos.
    • Chocolate — Como já dito aqui neste artigo, tomando os devidos cuidados, pode ser consumido sim.
    • Comidas congeladas — Se tiverem sido armazenadas em freezer nas condições de temperaturas adequadas, não haverá muito problema no seu consumo. Congelamentos prolongados costumam alterar a aparência, mas não o sabor. Após o descongelamento uma boa avaliação pode garantir uma boa refeição.
    • Cookies — Geralmente aguentam bem após o vencimento. O óleo presente no preparo é que pode alterar o sabor. Avalie se mantém o odor adocicado e se lambuze.
    • Geleia — A presença de bastante açúcar na geleia contribui para que ela dure mais. Se após aberta e guardada na geladeira, consumir se as características de odor, aspecto e textura forem agradáveis. Se for armazenada em lugar e condições adequadas e a embalagem não apresentar alterações, pode consumir sem problema.
    • Iogurte — É bem delicado pois é derivado do leite e tende a estragar mais rápido, porém se a embalagem fechada não apresentar estufamento ou ruptura não há problema em consumir após 2–3 semanas. Potinhos e embalagens abertas, aquela olhadinha no aspecto e nariz funcionando vão ajudar muito, mas convém não consumir após uma semana, no máximo.
    • Ketchup – Esta delícia para acompanhar lanches aguenta uns seis meses depois de aberto e até um ano se guardado nas condições ideais e não apresentar alterações na sua embalagem. Observe embalagens estufadas e se o lacre não descolou. Se apresentar características normais como odor, textura e aspecto, sem problema.
    • Manteiga — Se comprar sobrando, basta deixar na área mais gelada da geladeira (geralmente na parte de baixo) ou freezer. Aí, mesmo que passado o prazo, se não tiver ranço, sem problema.
    • Manteiga de amendoim — Enquanto não forem abertas suas embalagens mesmo depois um ano, desde que não apresente aspecto e odor diferente do esperado, após sua avaliação pode consumir. Se a embalagem for aberta e ficar guardada vedada e no refrigerador suas características estarão ideais para consumo por mais 3–4 semanas após o vencimento.
    • Massas — Como é seca, normalmente após vencido mantém boas condições de consumo. Se não estiver quebradiça e esbranquiçada, dá para preparar aquela macarronada.
    • Molho de salada — A porção oleosa pode deixar o preparo rançoso, do contrário poderá ser possível consumir. Mas atenção as características gerais do molho. Molhos artesanais precisam de maiores cuidados. Avalie aspecto e odor. Os óleos podem deixar o molho rançoso. Do contrário dá para consumir tranquilamente.
    • Mostarda — Mais uma delícia par a acompanhar no seu lanche. Aguenta bem aproximadamente seis meses após aberto se for mantido na geladeira e até um ano com a embalagem inviolada. Também na geladeira. Observe odor aspecto e textura.
    • Ovos — Basta colocar o ovo em um recipiente com água, se boiar descarte se afundar, consuma.
    • Pão — Os Pães de padaria, caseiros, artesanais  são alimentos que tem uma data de validade bem curta. Quem não gostar de um pão dormido que atire a primeira pedra. Além do mais, se passarem alguns dias e aparecer mofo, basta descartar esta parte e fazer deliciosas torradas. Já pães de supermercado duram um pouco mais. A regra é a mesma acima. 
    • Picles — Como recebe naturalmente o nome de conserva, é de se esperar que os picles aguentem bem mesmo após passo o seu prazo de validade. Embalagem aberta de ver guardeada na parte mais fria da geladeira e ao consumir, seja se não há estufamento da tampa ou alteração no aspecto visual ou odor suspeito. Se ainda não estiver aberta, poderá ainda estar bom para consumo após 1-2 anos. Avalie se há tampa ou embalagem estufada, aspecto e odor normais. Se na sua avaliação estiver tudo ok, pode apreciar.
    • Queijos duros — Devido ao seu processo de produção, que é através da maturação (tempo) é natural que não haja maiores problemas para consumir, certo? Se tiver mofo ou ressecado, é só retirar esta parte e aproveitar.
    • Quem for consumir alimentos deve ter em mente que o consumo vai depender do fato dos alimentos ainda mantiverem suas características normais de aspecto, odor, textura e integridade de seus recipientes e embalagens.

    Saladas embaladas — Estes alimentos são bem sensíveis. Avalie cuidadosamente as condições de apresentação, textura, coloração e odor. Tendo o devido cuidado é possível retirar a parte não aproveitável, lavar o restante e consumir sem maiores problemas.

    Como sempre, para os alimentos citados acima e de um modo geral, vale o bom senso.

    Perigos da ingestão de alimentos vencidos

    Quando se ingere algum alimento vencido, podem acontecer diversos tipos diferentes de problemas de saúde. Entre os sintomas mais comuns estão diarreia, dores estomacais, infecção alimentar, intoxicação alimentar, vômitos e cólicas.

    A intensidade e variedade de sintomas dependem de diversos fatores como qual tipo de alimento, quantidade, tempo de vencimento, entre outros. Por isso, é sempre importante prestar atenção a esses detalhes e estar atento para o fato de que alimento vencido faz mal.

    Uma coisa muito importante a ser dita, é que tem sido muito comum vermos reportagens de empresas que comercializam alimentos cuja validade está próxima de vencer, por um custo mais baixo é claro, mas o barato pode sair caro e, comprar um iogurte vencido, comida vencida faz mal para sua saúde.

    O bem estar deve ser a principal razão para entendermos por que devemos consumir os alimentos dentro do prazo de validade. É aconselhável não arriscar para descobrir o que acontece se comer comida vencida.

     Fonte: preveniremcasa.com.br/msn.com

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ