A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR) de São Desidério desenvolve o Projeto Veredas Sempre Vivas e realiza ações em comunidades rurais do município. Nos dias 21 e 22 de outubro uma equipe de representantes da SEMATUR, da Associação AGRIART de Almas e da Brigada de Incêndios do município estiveram juntos na realização de mais uma ação, a primeira colheita deste ano.

O objetivo do projeto é resgatar a cultura do Capim Dourado e do Buriti em São Desidério por meio da elaboração de um Plano de Manejo que já está em construção. Pesquisas, estudos e levantamentos estão sendo realizados. “Estamos realizando estas análises para fazer o resgate dessa cultura baseados em ações concretas, visando a construção de leis municipais para assegurar o extrativismo vegetal em nossas veredas de forma sustentável pautada nos princípios de educação ambiental”, explica o secretário da SEMATUR, Joabe Pereira.

Quem comemora são os artesãos que vêem no projeto uma nova oportunidade de incentivo ao artesanato feito do Capim Dourado e do Buriti. “Essa colheita foi muito boa, o projeto veio para melhorar nosso trabalho, é uma parceria importante porque vai ajudar a elevar o artesanato local, estamos firmes e seguimos juntos em todas as propostas desse projeto”, se alegra o artesão, Josenilson Vieira de Barros.

Ascom SD