Muito castigada nos últimos dias, a Bahia ainda deve ter chuvas fortes neste início de semana, segundo dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do MetSul Meteorologia. Os maiores volumes de água devem ficar concentrados no oeste e no sul do estado, à medida que a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) segue atuando de forma instável e intensa sobre a região.

A ZCAS é um dos principais sistemas meteorológicos causadores de chuva no Brasil durante o verão. É formada por uma faixa de nuvens que normalmente se estende do sul da Amazônia — de onde carrega toda a umidade — até a região Sudeste, abrangendo também o Centro-Oeste. Se localizada mais ao sul do que o normal, pode atingir estados como Paraná e Santa Catarina; se mais ao norte, como agora, afeta a Bahia, o Piauí e até o Maranhão.

Thank you for watching

Na Bahia, as chuvas já deixaram ao menos 18 mortos e 58 cidades debaixo d’água, segundo o governador Rui Costa (PT). Mais cedo, ele assinou um novo decreto para incluir mais 47 municípios em situação de emergência devido às chuvas, totalizando 72. Até ontem, 25 cidades faziam parte desta lista.

Veja a previsão do tempo em algumas cidades da Bahia nos próximos três dias, segundo o Inmet.

Salvador

Segunda-feira (27/12)

Máxima de 30ºC, mínima de 23ºC. Pela manhã, o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As nuvens diminuem à tarde, mas a previsão de chuva se mantém.

Terça-feira (28/12)

Máxima de 31ºC, mínima de 23ºC. Tempo permanecerá nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Quarta-feira (29/12)

Feira de Santana
-Segunda-feira (27/12)

Máxima de 27ºC, mínima de 21ºC. Tempo amanhecerá nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As nuvens diminuem à tarde, mas a previsão de chuva se mantém.

-Terça-feira (28/12)

Máxima de 31ºC, mínima de 20ºC. Sol aparecerá entre nuvens, com pancadas de chuva isoladas durante todo o dia.

-Quarta-feira (29/12)

Máxima de 30ºC, mínima de 19ºC. Chuvas começam a diminuir, e sol aparecerá entre nuvens. Ainda há possibilidade de pancadas isoladas.

Vitória da Conquista
-Segunda-feira (27/12)

Máxima de 25ºC, mínima de 18ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

-Terça-feira (28/12)]

Máxima de 26ºC, mínima de 17ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

-Quarta-feira (29/12)

Máxima de 28ºC, mínima de 20ºC. Chuvas começam a diminuir, mas tempo segue nublado, com trovoadas isoladas durante todo o dia.

Itabuna
-Segunda-feira (27/12)

Máxima de 26ºC, mínima de 22ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã e à tarde. Nuvens diminuem à noite, mas chuva continua.

-Terça-feira (28/12)

Máxima de 28ºC, mínima de 23ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

-Quarta-feira (29/12)

Máxima de 28ºC, mínima de 21ºC. Sol aparecerá entre nuvens. Ainda há possibilidade de chuva isolada.

Ilhéus
-Segunda-feira (27/12) Máxima de 27ºC, mínima de 22ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas pela manhã e à tarde. Nuvens diminuem à noite.

-Terça-feira (28/12)

Máxima de 28ºC, mínima de 22ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

-Quarta-feira (29/12)

Máxima de 29ºC, mínima de 20ºC. Nuvens diminuem. Ainda há possibilidade de chuva isolada, em menor intensidade.

Barreiras
-Segunda-feira (27/12)

Máxima de 25ºC, mínima de 19ºC. Pela manhã e à tarde, o tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. As nuvens diminuem à noite, mas a previsão de chuva se mantém.

-Terça-feira (28/12)

Máxima de 27ºC, mínima de 20ºC. Tempo ficará nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas durante todo o dia.

-Quarta-feira (29/12)

Máxima de 28ºC, mínima de 20ºC. Barreiras seguirá com chuva, além de tempo nublado e trovoadas isoladas durante todo o dia.