• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Bicarbonato faz mal? Tudo o que você precisa saber ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     Ele pode ser usado em receitas de produtos de limpeza, de itens de beleza e no alívio de pequenos problema de saúde, além de ter vários usos na cozinha. Mas, apesar de ser possível usar o bicarbonato de sódio de mais de 80 formas, o sal alcalino também tem suas limitações.
    O bicarbonato em geral não faz mal, mas o seu exagero pode trazer complicações - em especial nos casos em que você quiser ingerir o bicarbonato.

    Conheça alguns casos em que é importante estar atenção à quantidade usada para não correr o risco do bicarbonato te fazer mal.
    Use o bicarbonato do jeito certo


    1. Bicarbonato e fermento

    Apesar de poder ser usado como fermento, o bicarbonato não é igual ao fermento. Os dois produtos podem ser usados para produzir dióxido de carbono e são capazes de fazer crescer bolos, panquecas e biscoitos. No entanto, para que funcione como fermento, o bicarbonato de sódio reage com os ácidos presentes nos alimentos - como soro de leite ou iogurte.

    O fermento em pó, por outro lado, tem em sua composição um ácido que faz com que ele funcione como fermento por conta própria.

    Assim, dependendo da receita, usar somente o bicarbonato pode não trazer o efeito desejado. Se você só tiver bicarbonato na despensa, prefira receitas que já levem bicarbonato - em vez de simplesmente "adaptar" uma receita com fermento. Isso não vai te fazer mal, mas pode ser que o seu bolo não fique tão fofinho.


    2. Bicarbonato para azia

    Algumas pessoas exageram nos antiácidos. O bicarbonato de sódio para a azia funciona - o sal é um antiácido altamente eficaz, sendo usado na formulações de farmácias e em receitas caseiras. Porém, como o próprio nome diz, ele é composto por sódio. O bicarbonato de sódio, em média, é composto por 27% de sódio.

    Portanto, se o sua médica ou médico lhe disse para reduzir o sal, ou se você tiver problemas de pressão alta, esse é um caso em o bicarbonato pode fazer mal. Segundo o Guia Alimentar do Ministério da Saúde, a recomendação diária de consumo de sódio para um adulto é de, no máximo, 1,7 g. Se você tem problemas de pressão ou com o sódio, peça uma recomendação mais segura a um profissional da saúde de confiança.


    3. Bicarbonato e acne

    O bicarbonato também pode ser usado em diversas receitas de cosméticos caseiros, como em desodorantes, produtos para o cabelo, enxaguante bucal para fazer gargarejo e até para fazer creme de barbear. Mas, por ser uma substância levemente alcalina, ele pode não ser a melhor opção para o tratamento de acne.

    A nossa pele tem um pH em torno de 5,5, devido às substâncias naturais do suor, que são ácidas. O bicarbonato, com suas propriedades neutralizantes, pode alterar o pH natural da pele.

    As alterações do pH podem influenciar na proliferação de bactérias que a colonizam, colaborando com o aparecimento de espinhas. O bicarbonato pode ser usado para neutralizar os ácidos de sua pele e remover a oleosidade em excesso, mas para isso precisa ser diluído. A aplicação direta do sal sobre espinhas não é o ideal.


    4. Bicarbonato e fogo

    O bicarbonato é usado na composição de alguns tipos de extintores de incêndio, mas isso não quer dizer que você possa usá-lo para acabar com o fogo em sua versão em pó comprada no mercado.

    Mexer com foto é perigoso e querer usar o bicarbonato para apagar focos de incêndio é algo que pode fazer muito, muito mal. Mantenha sempre o extintor em dia!


    5. Bicarbonato e alumínio

    Já que o bicarbonato de sódio participa de tantas dicas de limpeza, inclusive no caso da higienização de panelas, talvez você já tenha desejado usar o sal para limpar panelas de alumínio. Mas cuidado!

    O bicarbonato de sódio reage com o alumínio e pode fazer com que suas panelas e frigideiras comecem a desbotar ou manchar. Além disso, o alumínio, por sua vez, pode soltar metais pesados durante o preparo dos alimentos e a ingestão dessas substâncias faz mal.


    6. Bicarbonato na geladeira

    Tirar o cheiro ruim da geladeira com bicarbonato de sódio pode ser uma boa ideia, mas precisa ser feito do jeito certo. O sal neutraliza odores, mas para isso precisa estar colocado em um recipiente com a boca larga.

    Para que o bicarbonato de sódio seja realmente uma substância neutralizadora de odores, você precisa colocá-lo em bandejas grandes, na parte inferior da sua geladeira. Uma segunda opção é utilizar o carvão ativado - uma substância extremamente porosa e que irá oferecer uma superfície de contato maior para agarrar as moléculas de mau cheiro.


    Bicarbonato de sódio faz mal?

    Além dos casos que listamos acima, em que é preciso tomar cuidado com a quantidade ou com a forma como você usa o bicarbonato, há também algumas situações em que o sal não é indicado e pode até fazer mal.

    É o caso de grávidas e pessoas com pressão alta, que devem evitar a ingestão do bicarbonato em fórmulas simples - como é o caso da mistura de bicarbonato e água para azia, mas se você só quiser comer um bolo de chocolate com bicarbonato de sódio então tudo bem. O ideal é consumir só um pouco de bicarbonato, se possível.

    No caso de algumas grávidas, o bicarbonato pode levar a um aumento de pressão - já que o produto é um sal. Esse é também o motivo pelo qual pessoas com tendência a pressão alta devem prestar atenção às quantidades ingeridas ou evitar o bicarbonato.

    O bicarbonato também pode fazer mal para pacientes com edemas e não deve ser utilizado em crianças menores de 6 anos. Por conter sal e liberar CO2 quando é metabolizado, pacientes com lesão ou insuficiência renal que tenham histórico de retenção de líquidos devem tomar cuidado na hora de usar o produto.

    Se a pessoa tiver predisposição à retenção de líquidos e usar doses altas, o bicarbonato pode provocar edemas. Náusea e vômitos também são sintomas comuns. Pode ocorrer também a diminuição da urina e da absorção dos anticoagulantes.

    Quando quiser usar o bicarbonato de sódio como remédio, o ideal é passar por uma avaliação médica antes. Se usado do jeito certo e em doses moderadas, o bicarbonato de sódio não faz mal.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ