Foram concluídas na última sexta-feira (22) as obras do Cristo Protetor, um monumento localizado em Encantado, no Rio Grande do Sul.
A construção teve início em 2019, no Morro das Antenas, na região do Vale do Taquari, e fica 400 metros acima do nível do mar.
A estátua é a primeira etapa de um complexo turístico, com lojas, restaurantes e mirantes, que tem previsão de inauguração no primeiro semestre de 2023.O Cristo Protetor é o maior do mundo, com 37,5 metros de altura, mais seis metros do pedestal, somando 43,5, e 1,7 mil toneladas. Depois dele, está o Cristo Rei, na Polônia, que possui 36 metros, seguido do Cristo de La Concordia, na Bolívia, com 34. O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, aparece em quarto lugar, com 30 metros de altura.
Apesar de não ter seu entorno completamente finalizado, o monumento pode ser visitado pelos turistas aos sábados e domingos, das 9 às 17 horas, e é pedido uma contribuição de R$ 20 para o acesso.
As obras têm apoio da Associação Amigos de Cristo de Encantado (AACE), organização sem fins lucrativos que viabilizou os recursos financeiros para o projeto.