• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Cinco planetas aparecem 'alinhados' no céu em junho; veja eventos que ocorrem neste mês ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    A partir desta sexta-feira (3), cinco planetas do Sistema Solar (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) estarão visíveis no céu ao mesmo tempo. De acordo com o AccuWeather, os planetas são brilhantes o suficiente para serem vistos a olho nu.

    Este fenômeno raro não ocorre desde dezembro de 2004 e, este ano, a distância entre Mercúrio e Saturno será menor, segundo a revista Sky & Telescope.

    A melhor oportunidade para ver o alinhamento quíntuplo será no dia 24 de junho, pouco antes do amanhecer. A lua crescente também estará alinhada aos planetas, brilhando entre Vênus e Marte.

    O melhor horário para ver os cinco planetas é 30 minutos antes do nascer do sol. Não é preciso nenhum equipamento especial para assistir ao espetáculo, basta ter uma visão limpa e desobstruída do horizonte.

    Superlua de Morango

    Junho terá a primeira superlua de 2022. Ela ocorre no dia 14 de junho.

    O nome "de morango" está relacionado ao mês. Segundo a Nasa, ela ganhou esse nome, pois marca a época do ano em que os frutos amadurecem. O nome, no entanto, não implica necessariamente que a lua seja vermelha.

    A "superlua" ocorre na lua cheia perto do perigeu (quando ela está mais próxima da Terra), o que resulta em uma lua cheia ligeiramente maior e mais brilhante do que as demais.

    Solstício de inverno
    O inverno no Brasil começa no dia 21 de junho, às 6h14. O início da estação é chamado de solstício de inverno – dia do ano com menos horas de luz do que qualquer outro no ano.     (G1).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ