• Girl in a jacket
  • Brasil receberá coração de Dom Pedro I em agosto para comemoração; veja detalhes da operação ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    O Brasil comemora em 2022 o bicentenário da independência. Ao longo do ano, eventos e iniciativas destacam as celebrações do marco.

    Nove monumentos estão sendo recuperados na antiga Estrada de Santos, caminho percorrido por Dom Pedro I para proclamar a Independência. Em abril, o país assinou um termo de cooperação com a Universidade de Coimbra que prevê ações para destacar a cultura brasileira.

    No dia 22 agosto, às vésperas do bicentenário, o coração de D. Pedro I será recebido no país, onde permanecerá até o dia 8 de setembro. A informação foi confirmada pela Câmara Municipal do Porto, em Portugal, que realiza a exposição da peça na Igreja da Lapa, antes do momento do traslado ao Brasil.

    O coração de D. Pedro deverá ser enviado durante a noite do dia 21 de agosto para o Brasil. O órgão chegará ao Palácio do Planalto, em Brasília, no dia 22 de agosto, onde será recebido com “honras militares”.

    Após a cerimônia, o coração será transportado para o Palácio Itamaraty, onde permanecerá em exibição “controlada” até as comemorações do bicentenário no dia 7 de setembro.

    O executivo da Câmara do Porto aprovou no dia 18 de julho por unanimidade a transladação temporária do coração de D. Pedro para o Brasil no contexto das comemorações do bicentenário da independência.

    Segundo a Câmara do Porto, o acordo foi realizado após pericia técnica do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses, que concluiu que a viagem seria possível com o suporte de ambiente pressurizado.

    “A Câmara Municipal do Porto assegurará todas as diligências necessárias, assim como a articulação com outras entidades, em especial com as autoridades brasileiras, no que concerne à segurança da operação de transporte”, afirma a Câmara, adiantando que os custos serão assumidos pelo governo brasileiro. (CNN Brasil).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ