• Girl in a jacket
  • Ações alusivas ao dia de uta da população em situação de rua, em Barreiras ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Para marcar o dia “Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua”, comemorada no dia 19 de agosto, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em parceria com a Secretaria de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, no Centro POP, uma série de ações para voltar o olhar da sociedade para esse grupo social, seus direitos e cidadania.

    A secretária de assistência social, Maritânia Carvalho, coordenadores da rede socioassistencial, equipes de saúde, do Albergue São José e equipe do Centro POP se envolveram na mobilização para ofertar a população em situação de rua de Barreiras e aos itinerantes de outros municípios com os serviços de rodas de conversa, acolhimento, atendimento médico e odontológico da Unidade Móvel de Saúde, exames rápidos pelo Centro Testagem e Aconselhamento (CTA),  vacinação contra a Covid-19 pela equipe da Coordenação de Imunização-COPIM, palestras com a equipe do CAPS AD, apresentação de Fanfarra Drago do Colégio Estadual Duque de Caxias, musicoterapia, show de talentos e momento de oração.

    No espaço, os moradores em situação de rua também receberam informações sobre encaminhamento para o Albergue, corte de cabelo, solicitaram documentos e inscrição no CadÚnico para os programas sociais. O senhor João Ribas, 64 anos, participou das atividades e recebeu atendimento odontológico.

    “Estou me sentindo acolhido, um cidadão de verdade. Todos na rua temos nossos motivos, e essa ajuda do Albergue e do Centro Pop é muito importante porque recebemos alimentação, um local para dormir, atendimento de saúde e hoje cortei cabelo, e agora estou cuidando dos dentes. É muita emoção, porque não somos pessoas ruins, tenho família, mas no momento estou vivendo na rua”, disse João.

    A coordenadora do Centro Pop, Ivânia Quinteiro, explica que a unidade faz acompanhamento de 130 pessoas que vivem em situação de rua e atende mais de 100 pessoas em situação de rua que passam pelo município todos os meses. “Trabalhamos na perspectiva de fortalecimento de vínculos interpessoais e com familiares, buscando a construção de novos projetos de vida para os demandatários. Oferecemos acolhimento, informações sobre seus direitos e também deveres, e fazemos o acompanhamento dessas pessoas durante o ano inteiro”, relatou a coordenadora.

    A secretária Maritânia Carvalho participou ativamente das atividades, colocando os equipamentos socioassistenciais à disposição para ajudar na busca pela inclusão social, proteção e cidadania.

    “Nossas equipes estão à disposição, e nosso olhar para a população de rua tem sido intensificado, pois existe uma rede de apoio que ofertam serviços que contribuem na construção da autonomia, inserção social e proteção às situações de violência. Ofertamos através do Albergue São José mantido em parceria com a Diocese de Barreiras, um local para banho, alimentação e repouso, e tentamos buscar a reaproximação com as famílias. Realmente, só quem trabalha com pessoas em situação de rua compreende o contexto que os levam a estarem nessas condições e nosso compromisso é ajudar da forma mais humanizada possível”, destacou a secretária.

    Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua

    O dia 19 de agosto é o Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. A data relembra o acontecimento conhecido como “Massacre da Sé” em 2004, no qual sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, na capital paulista. Tal fato desencadeou o início da mobilização de grupos da população em situação de rua, para construir o Movimento Nacional da População de Rua em uma contínua luta pela garantia de direitos. (Dircom PMB)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ