• Girl in a jacket
  • Agosto Dourado: Centro de Parto Normal de Barreiras promove Dia D com Roda de Amamentação ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Uma manhã especial com as mamães e bebês em fase de amamentação marcou o Dia D da Amamentação no Centro de Parto Normal Giltamar da Silva Gomes (CPN). Comemorado durante todo o mês, o Agosto Dourado foi efetivado pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, com ações de promoção, rodas de amamentação e apoio ao aleitamento materno, estimulando essa prática saudável na Atenção Básica de Saúde para fortalecer o vínculo entre mãe e filho.

    Funcionando em anexo ao Hospital da Mulher de Barreiras, o CPN preparou um espaço para receber 40 mulheres durante o dia, apresentando técnicas e dicas de amamentação com simuladores infantis e próteses de mamas, explicando passo a passo como proceder durante o aleitamento. A coordenadora do CPN, Layanne Vila Verde, e a enfermeira obstétrica Raynne Roncari, acompanharam as mamães que deram à luz na unidade.

    A jovem Carla Beatriz, 19 anos, deu à luz ao seu primeiro filho, João Vicente de 2 meses, no Centro de Parto Natural e foi incentivada a amamentação desde o início. “A primeira mamada, como dizem a hora dourada, foi linda. Não tive nenhuma dificuldade, nenhum problema porque segui todas as recomendações da equipe que atende aqui. Não existe momento mais precioso e que nos liga ao filho, do que amamentar”, disse emocionada.

    Durante a conversa, a coordenadora Layanne abriu espaço para que as mamães compartilhassem suas experiências e dúvidas, falando sobre técnicas para priorizar o leite materno considerado o alimento de ouro. “Nosso compromisso além do parto natural, é levar o incentivo à amamentação, que é o melhor caminho para salvar vidas infantis e melhorar a saúde dos bebês em todos os aspectos. Sabemos que o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses é essencial, e também traz benefícios às mães, entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama”, disse a coordenadora Layanne.

    Leite materno

    Considerado o alimento mais completo para os bebês, o leite materno sacia a fome; contribui para a melhora nutricional da criança; reduz a chance de obesidade, hipertensão e diabetes; diminui os riscos de infecções e alergias; e possibilita um efeito positivo na inteligência e no vínculo entre mãe e bebê.

    Especialistas destacam que o leite materno é repleto de anticorpos, fundamentais para a saúde e a resistência dos bebês a doenças. Por isso, é fundamental que a criança o receba como única fonte de alimentação até os seis primeiros meses de vida. Especialistas, no entanto, sugerem que a amamentação deve continuar até os 2 anos ou mais.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ