• Girl in a jacket
  • Encontro entre Secretaria de Assistência Social e 8ª Defensoria Pública de Barreiras estreita parceria na ação cidadã “Sou Pai Responsável” ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

    O direito à paternidade responsável e relações familiares também fazem parte da qualidade de vida das pessoas. Com esse objetivo, a Prefeitura de Barreiras por meio da Secretaria de Assistência Social e Trabalho recebeu a equipe da 8ª Defensoria Pública Regional, representada pela assistente social Carina Boing e o psicólogo Eronilson Juvenal de Araújo, para estreitar a parceria dos equipamentos socioassistenciais com a ação cidadã “Sou Pai Responsável”, que acontecerá de 25 de agosto a 26 de setembro em Barreiras.

    O encontro aconteceu no auditório da Secretaria com a presença de representantes da Diretoria da Proteção Social Básica e Especial, das coordenadoras dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), Centro de Atendimento à Mulher (CRAM) e o Centro POP.

    Durante o bate-papo, cada representante abordou o trabalho realizado nos equipamentos socioassistenciais e a importância da parceria com as ações desenvolvidas pelos órgãos que compõem o sistema de garantia de direitos dos cidadãos. A assistente social, Carina Boing, explicou sobre a ação “Sou Pai Responsável” que acontece em todo estado da Bahia, sendo intensificado no mês de agosto em comemoração ao Dia dos Pais.

    “Sou Pai responsável vem sendo executado desde 2015, viabilizando o acesso das famílias aos testes de DNA gratuitos, inclusão do nome do pai biológico ou socioafetivo na Certidão de Nascimento, DNA post mortem e outros direitos. Ainda hoje, existe um grande número de encaminhamentos dos Cartórios de Registro Civil para Defensoria em virtude de certidões emitidas sem o nome do genitor e, nosso objetivo é diminuir essas estatísticas e proporcionar aos filhos, o direito de ter seu pai em sua certidão de nascimento”, reforçou Carina Boing.

    O psicólogo Eronilson Juvenal relatou que mais de 21 mil atendimentos já foram realizados pela Defensoria Pública do Estado da Bahia desde o lançamento da Ação Cidadã “Sou Pai Responsável”, representando um número significativo de vidas transformadas, e que a parceria com a Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, facilitará o acesso das mulheres e filhos  aos serviços que estarão disponíveis.

    A diretora da Proteção especial, Tatiara Lívia, pontuou a relevância da ação cidadã reforçando que o próximo passo será a capacitação da equipe técnica para acompanhar as famílias do município. “É necessário que as pessoas tenham acesso às informações no que diz respeito às possibilidades e acesso aos meios para a comprovação da paternidade. Em parceria com a Defensoria estaremos capacitando nossa equipe no dia 31 de agosto, porque certamente nossos equipamentos podem auxiliar nessa demanda, por serem a porta de entrada dos serviços socioassistenciais”, disse Tatiara Livia. (Dircom PMB).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ