Uma grande nuvem em formato cilíndrico cobriu o céu de Santos, no litoral de São Paulo, e surpreendeu os banhistas. O g1 conversou com uma especialista que explicou que trata-se de uma nuvem rolo. O evento meteorológico tem relação com a frente fria que se aproxima do litoral. Após a grande nuvem, uma forte ventania atingiu a região (veja vídeo acima).
Segundo a meteorologista Heloisa Pereira, os ventos que sopram em direções contrárias dão o formato de rolo às nuvens. Ela afirma que essas ocorrências são raras no Brasil e, quando ocorrem, a maioria é no litoral sul e sudeste. A especialista ressalta que o fenômeno tem relação com a aproximação da frente fria.
“Elas [as nuvens rolo] costumam aparecer quando há o encontro de massas de ar com temperatura e umidade bem diferentes, e são formadas por ventos em direções contrárias, com temperaturas, umidade e altitudes específicas”, explicou.
Além do fenômeno raro, os moradores da região também foram
surpreendidos com fortes ventos, que dissiparam a grande nuvem. Vídeos
gravados no início da ventania mostram banhistas fechando os
guarda-sóis, além de árvores balançando bastante.
Ressaca e ventos fortes
A
passagem de uma frente fria pela Baixada Santista pode ocasionar
rajadas de vento superiores a 70 km/h, conforme alerta emitido pela
Marinha do Brasil. A previsão é que o tempo permaneça instável até
segunda-feira (29), com temperaturas entre 28ºC e 14ºC.
A partir deste domingo (28) também está prevista a elevação da maré, que coloca a região em estado de atenção para ressacas. Segundo a Defesa Civil de Santos, estão previstas pancadas de chuva de intensidade moderada.