• Girl in a jacket
  • Propano especial passa a ser produzido na Bahia ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    O gás é utilizado na regulagem da pressão de saída nas embalagens de aerossol de produtos cosméticos, pinturas, veterinários, farmacêuticos, alimentícios.

    Com poucos meses à frente da Refinaria de Mataripe, a Acelen anunciou a entrada do gás propano especial no hall dos seus mais de 30 produtos fabricados e comercializados no país. É a primeira vez na história da refinaria que esse gás é produzido e vendido pela unidade e vai abastecer, principalmente, a indústria brasileira, que o utiliza na regulagem da pressão de saída nas embalagens de aerossol. 

    Esse propelente é um dos gases utilizados como alternativa mais ecológica no mundo em substituição ao CFC (cloro-fluor-carbono), apontado como um dos grandes vilões da camada de ozônio. “Mesmo sendo de origem fóssil, esse novo produto da Refinaria de Mataripe representa uma solução ecologicamente menos agressiva, reforçando o compromisso da Acelen na evolução do mercado de energia no Brasil, o que inclui a busca contínua por soluções renováveis e sustentáveis”, aponta o Diretor Comercial da Acelen, Josué Mateus Bohn.

    Mercado
    O propano especial é utilizado em aerossóis, a exemplo de cosméticos, pinturas, produtos veterinários, farmacêuticos, industriais, alimentícios, entre outros. O lançamento do gás como um novo produto integra a estratégia da empresa de estreitar relação com seus clientes, gerar ainda mais valor para os seus negócios e ampliar o portfólio de produtos da refinaria.

    A comercialização do gás visa atender a um nicho que cresce cerca de 4% ao ano. Atualmente, a Argentina e a Bolívia são os principais fornecedores desse produto para o Brasil. A expectativa da empresa é substituir parte dessa importação, com uma estimativa de ganhar 30% do market share nos próximos anos. Uma das metas da Acelen também é de atuar na exportação do propano especial a partir de 2023, após a modernização de novas unidades e investimentos em tecnologias de tratamento de gases que viabilizarão o aumento da produção. 

    Desde que assumiu a gestão da refinaria, a Acelen aumentou a capacidade de produção total da refinaria, ampliando também a variedade de produtos sem comprometer o abastecimento de itens essenciais, como GLP, diesel, gasolina, entre outros. 

    São mais de 30 produtos refinados em Mataripe e comercializados pela Acelen, a exemplo do querosene de aviação, asfalto, parafinas, lubrificantes, nafta petroquímica, GLP e os óleos combustíveis. Essa variedade, segundo a Acelen, deve crescer em breve.

    Sobre a Acelen

    A Acelen é a empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe e seus ativos logísticos na Bahia. Em seu primeiro ano, anunciou investimentos expressivos na ordem de R$ 1,1 bilhão em eficiência operacional e aumento da capacidade de produção em 20%, equivalente a 280 mil barris de petróleo/dia. A companhia já representa 15% da capacidade total de refino do Brasil e abastece mais de 50% do Nordeste. Também é líder na comercialização de parafina na América Latina e maior exportadora do estado baiano.  

    Norteada pelos pilares de excelência operacional, geração de oportunidades e respeito às pessoas e ao meio ambiente, a empresa investe também em um centro de formação próprio, cursos de capacitação, tecnologias, segurança, pesquisa em inovação, iniciativas sociais e sustentabilidade, mantendo a continuidade e ampliação do abastecimento do mercado nacional e internacional de derivados de petróleo de forma segura e transparente. (Bahia Notícias).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ