• Girl in a jacket
  • Mutirão de Limpeza do Rio Grande encerra Semana do Cerrado com retirada de toneladas de lixo e plantio de árvores nativas ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

     

    O Rio Grande ainda sofre com o depósito de lixo em suas águas. Com o objetivo de fazer uma limpeza no entorno do Cais e Parque Natural Engenheiro Geraldo Rocha, uma força-tarefa foi preparada neste sábado, 24, pela Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade com apoio das instituições que participaram da Semana do Cerrado. Uma média de cinco toneladas de lixo foi retirada esse ano, mesmo sendo a menor quantidade dos últimos 5 anos, ainda é preocupante.

    A mobilização voluntária contou com toda equipe da Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, 4° Batalhão de Engenharia de Construção (4ºBEC), Corpo de Bombeiros, Ibama; PrevFogo; Empresa MM; Comitê da Bacia do Rio Grande; Parque Vida Cerrado; Unifasb/Uninassau; Grupo de Mergulho Amigos da Pesca; Clube Náutico de Barreiras; Atlas Renewable Energy; Tetra+; Retec; CVR Oeste; Aiba, Abapa; SPRB; Ong 100Agressão e Mix Soluções Ambientais.

    Durante a remoção foram encontrados dentro do rio, objetos como sofás, televisão, malas de viagem, cadeiras, bicicleta, manequins, cones de trânsito, garrafas de vidro, latinhas de refrigerante e grande quantidade de pneus. A ação contou com barcos da Fiscalização Ambiental das Águas da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, os mergulhadores do Corpo de Bombeiros e Grupo de Mergulho Amigos da Pesca, que utilizaram equipamentos cedidos pela Abapa.

    Acompanhando a força-tarefa, o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade agradeceu o empenho dos parceiros da Semana do Cerrado. “Mais uma grande parceria que reforça nossa Semana do Cerrado e chama atenção da sociedade para a preservação do Rio Grande, porque esse lixo prejudica a qualidade da água, a fauna e flora, além de ser crime ambiental. A participação das instituições, empresas e ongs foi primordial, e devido esse trabalho intenso da nossa equipe, verificamos que a cada ano vem diminuindo a quantidade de lixo dentro do Rio Grande. Vamos continuar com as ações educativas nas comunidades rurais, urbanas e também em escolas, com objetivo de que toda a sociedade compreenda a importância desse cuidado com as nossas riquezas naturais”, pontuou Demósthenes Júnior.

    O secretário explicou ainda, que além da tradicional retirada de lixo e entulhos do leito foi realizado o reflorestamento com mudas de árvores nativas do cerrado em toda extensão da margem direita do rio até a proximidade do residencial Beira Rio. (Dircom, Prefeitura de Barreiras)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ