• Girl in a jacket
  • Projeto de musicoterapia alegra pacientes do HO ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

    Foi ao som de um dos sucessos de Roberto Carlos, que dona Jacelina Maria de Jesus começou o seu dia. Há quase um mês internada no Hospital do Oeste (HO), unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), no município de Barreiras, a paciente quis ouvir uma canção do Rei e seu pedido foi prontamente atendido pelos voluntários da Polícia Militar (PM), que ali atuavam por iniciativa do projeto “Quem Canta Encanta”. Parceria do HO com a PM, o projeto tem o objetivo de levar a música como terapia para pacientes e colaboradores da unidade.

    Explicando que a musicoterapia “é uma ferramenta comprovadamente eficaz na recuperação de pacientes”, Sabrine Pereira, psicóloga do HO, afirmou que através dessa ação será possível “promover um atendimento mais humanizado aos internados”. Além disso, ela considera que a proposta contribui para “mudar o clima dentro da unidade, transformando a ansiedade causada pela doença em um sentimento de esperança e entusiasmo”.

    Os pacientes já começam a perceber os impactos positivos da musicoterapia. O caminhoneiro José Leandro Tavares, por exemplo, depôs favoravelmente ao projeto: “Durante o tempo de meu internamento aqui, no Hospital do Oeste, posso dizer que hoje foi o melhor dia. A música me trouxe alegria. Foi muito bom, principalmente para mim, que tinha uma rotina tão ativa. Estou muito feliz”.

    Ressaltando que essa é a primeira vez que a ação é realizada em uma unidade hospitalar, o comandante Araken Ferreira, da 83ª Companhia Independente da PM, que atua em parceria com a Base Comunitária de Segurança Santa luzia, disse que “a previsão é de que o projeto seja desenvolvido quinzenalmente no complexo”. A proposta é que atenda a um público bem diversificado, “inclusive o infantil, oferecendo mini oficinas, para que as crianças tenham o seu primeiro contato com os instrumentos musicais e, quem sabe, futuramente despertem para o gosto musical”.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ