• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Fatos Primeiro: é falso que número de votos em Barreiras superou o número de eleitores ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Circula pelas redes sociais um falso print de tela do portal de notícias UOL em que a cidade de Barreiras, na Bahia, aparece com 213.243 votos computados para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a exibição da apuração com dados do Tribunal Superior Eleitoral.

    O número é maior do que o total de habitantes da cidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município tem uma população estimada de 158.432 pessoas, com base em dados de 2021. Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que a quantidade de eleitores aptos a votar é de 103.075.

    Ao todo, na cidade, 85.497 pessoas votaram, sendo 82.598 apenas os votos válidos.

    Na verdade, o número de votos recebidos por Lula no município de acordo com a Corte foi de 47.492, o que corresponde a 58,05% – e não de 213.243.

    Como o próprio UOL divulgou hoje (3), a imagem foi adulterada e não corresponde aos dados usados pelo site. No portal, os dados da cidade de Barreiras coincidem com os que constam na base de dados do TSE. (CNN Brasil).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ