• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Prefeitura de Barreiras inicia mais uma etapa de desassoreamento do Rio Grande na Orla do Cais da cidade ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

     

    Nesta terça-feira (4), aniversário do Rio São Francisco, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes, deu início a mais uma ação dentro do Projeto Barreiras Cidade Verde e Sustentável com o desassoreamento do Rio Grande, maior afluente na margem esquerda do Velho Chico, no trecho que compreende a Orla do Cais da cidade, cuja proposta é a desobstrução do leito do rio, muito comum neste período de estiagem na região.

    Conforme o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, a ação é amparada por um amplo e criterioso estudo realizado pelos técnicos da Secretaria que prevê a retirada de bancos de areia em alguns pontos do rio. O curso d’água permanecerá com as mesmas características e a retirada será apenas do material oriundo de assoreamento, que foram se acumulando, evitando assim danos à flora e a fauna, possíveis inundações nesses trechos e, ainda garantindo mais segurança à população, quanto ao risco de acidentes.

    No sábado (24), dentro da programação da Semana do Cerrado, foram retirados de dentro do Rio Grande mais cinco toneladas de lixo, agora, homens e máquinas estão garantindo a retirada de resíduos que se formaram ao longo do ano e que aos poucos comprometem a vazão da água no trecho do centro histórico de Barreiras. 

    “Mais uma vez, a Prefeitura de Barreiras realiza esse trabalho de retirada de sedimentos acumulados neste trecho ao longo do ano, para que o Rio possa fazer seu percurso correto e que fique com uma melhor qualidade, contribuindo com o aumento da vazão e a fauna aquática. Nosso objetivo é que a população valorize cada vez mais este bem precioso”, pontuou Demósthenes Júnior.

    O Rio Grande é um dos mais importantes afluentes do rio São Francisco e nasce próximo à divisa entre Bahia e Goiás, na Fazenda Santa Emília em São Desidério, percorrendo 502 km até chegar ao Rio São Francisco, em Barra do Rio Grande. Conforme o secretário de Infraestrutura, o material retirado será reaproveitado. “O cascalho excessivo retirado nesse trecho do Rio Grande será reaproveitado, posteriormente, em manutenção de estradas vicinais”, explica João Sá Teles.(Dircom PMB)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ