• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Brasil tem R$ 27,2 bilhões em obras paralisadas e Bahia ocupa segunda posição no ranking, diz TCU ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    Quatro a cada 10 obras no país estão paralisadas, revela levantamento do Tribunal de Contas da União (TCU). Hoje, o Brasil tem 22.559 empreendimentos no papel, sendo que 8.674 foram interrompidos – o equivalente a 38,5% do total. O total investido nessas obras paralisadas é de R$ 27,2 bilhões, de acordo com a Corte.

    Tratam-se de projetos de construção de hospitais, escolas, universidades, complexos esportivos e sistemas de saneamento básico, como também pavimentação de rodovias, conforme publicou o Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, de acordo com os dados.

    Para fazer o levantamento o TCU reuniu informações dos principais bancos de dados oficiais do país. O problema mais grave que resulta dessa alta quantidade de obras paralisadas, segundo a gerente de projetos da Transparência Brasil, Marina Atoji, é que milhares de pessoas que teriam suas vidas melhoradas por essas obras, ou mesmo dependem delas, ficam sem elas.

    "Outro problema é o desperdício de dinheiro público. Como as estruturas que chegam a ser construídas se deterioram com o tempo enquanto as obras ficam paradas, o custo final da obra, caso seja retomada, aumenta, pois é necessário fazer reparos nessas partes ou mesmo reiniciar a obra do zero", aponta Atoji.

    O mau planejamento dos empreendimentos é apontado pelos técnicos do TCU como o principal fator de paralisação tanto para obras de baixo como de alto valor. A maioria está ligada a projetos básicos deficientes, falta de contrapartida e de capacidade técnica para execução.

    Em relação à unidade federativa, Maranhão é o estado com mais obras paralisadas: 905. Na sequência estão Bahia (807), Pará (671), Minas Gerais (657), Ceará (577) e Goiás (484). (Bahia Notícias).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ