• Girl in a jacket
  • Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022 é realizada em Barreiras ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

      

    Na manhã desta quarta-feira (16), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizou uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 (REPAC), que permite à comunidade local acompanhar a operação censitária, dando transparência e agregando esforços para facilitar a execução das atividades. O encontro aconteceu no Plenário Aroldo Cavalcante, da Câmara Municipal de Vereadores, e contou com a presença do Chefe de Gabinete, Jeferson Barbosa, Presidente da Câmara de Vereadores, Otoniel Teixeira, dos vereadores Dr. Sileno Cerqueira, Adriano Stein, Alcione Rodrigues, secretários, subsecretários e demais servidores.

    A reunião teve como principal objetivo apresentar um balanço de como estão se desenvolvendo as atividades do Censo em Barreiras. O coordenador Censitário de Subárea, João Marcos Camilo de Oliveira, que mediou a reunião, explicou as principais dificuldades encontradas em campo pelos recenseadores.

    “A receptividade dos moradores é uma dificuldade, apesar de vários já terem respondido e nós aqui já agradecemos a este público, ainda temos um pouco de resistência por parte de algumas pessoas, por isso, foi primordial essa reunião para prestar contas à população e pedir apoio dos participantes para poder tornar a operação mais fluida. Apontamos aqui as nossas maiores dificuldades e pedimos suporte para combatê-las. É um momento de unir forças e traçar as melhores metas de condução nessa reta final das atividades”, destacou o coordenador.

    Segundo os dados apresentados durante a reunião, as pesquisas já foram concluídas em 131 setores, outros 93 estão em andamento e 69 ainda não foram iniciados. Já a população recenseada chega ao número de 117.138 pessoas, com 39.146 domicílios entrevistados. Também foi pauta da reunião as recusas, desinformação e as Fake News envolvendo o censo.

    O Chefe de Gabinete ressaltou a importância do Censo Demográfico para o município. “Esse censo é muito importante para o IBGE, mas principalmente para Barreiras. Isso porque ele não somente auxilia na atualização dos dados, mas também possui uma relevância social, econômica e fiscal. Por isso, pedimos à nossa comunidade para que receba bem o recenseador do IBGE e participe desta entrevista, para darmos os dados reais da nossa Capital do Oeste. Destaco também que o Instituto pode contar com a Prefeitura de Barreiras, com as secretarias e com os nossos servidores, para auxiliar no que for necessário na execução das atividades”, finalizou.

    Identificação

    Os recenseadores estarão sempre uniformizados com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o Dispositivo Móvel de Coleta (DMC). É possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site https://censo2022.ibge.gov.br/ ou pelo telefone 0800 721 8181.

    Para acompanhar o Censo mais de perto e não correr o risco de cair em notícias falsas, acesse os canais de informação do IBGE, que são confiáveis e que divulgam informações sobre o próprio Censo. São eles as redes sociais do IBGE, a Agência de Notícias https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/ e o site do Censo 2022 https://censo2022.ibge.gov.br/.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ