• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Reduzir luzes uma hora antes de dormir pode reduzir risco de diabetes durante gestação, diz estudo ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    Um novo estudo recomenda que mulheres grávidas devem diminuir as luzes de casa ao menos uma hora antes de dormir para evitar a diabetes gestacional. No caso de celulares, televisões e tablets, a recomendação é que sejam desligados ou tenham as luzes moduladas. As informações são do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

    O estudo foi publicado na revista American Journal of Obstetrics and Gynecology Maternal Fetal Medicine nesta sexta-feira (10). Durante a pesquisa, 741 mulheres norte-americanas no segundo trimestre de gestação foram observadas. Todas usavam um actígrafo, aparelho sensível à luz e temperatura, que serve para monitorar a qualidade do sono.

    Thank you for watching

    Outras pesquisas já mostraram que a estimulação cerebral noturna está associada a doenças cardiometabólicas, entre elas a obesidade abdominal, a resistência à insulina, o aumento de pressão arterial e o desequilíbrio de lipídios.

    No estudo em questão, mesmo após os pesquisadores ajustarem os resultados para idade, horário de trabalho, estação do ano, duração do sono e regularidade e exposição diurna à luz, a exposição à luz durante a noite permaneceu associada ao diabetes gestacional.

    De acordo com a professora Minjee Kim, principal autora do estudo, as voluntárias que desenvolveram diabetes mellitus gestacional sofreram maior exposição à luz nas três horas antes do início do sono.

    “Nosso estudo sugere que a exposição à luz antes de dormir pode ser um fator de risco pouco conhecido, mas facilmente modificável, de diabetes gestacional”, afirmou Kim.

    Os pesquisadores não souberam indicar qual a fonte de luz brilhante causadora do problema, mas acreditam que seja uma somatória.

    “Tente reduzir a quantidade de luz em seu ambiente nessas três horas antes de ir para a cama. É melhor não usar o computador ou telefone durante este período. Mas se você precisar usá-los, mantenha as telas o mais escuras possível”, concluiu a pesquisadora. (BN)

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ