![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgST-0-vq2GNylzvcrByqTN-d9vFRECxuwHKl1l32EQvshQKZqcCSMSe3wmRxCbXnzloaxy1KFFbtHcT7J05_Ml0menIcwFah0NX2xcSTxQoYyHyAvjc1MbSTa1xQ6o30AZsDQMS_aRSXxyL73ebABEyPFmLSlnbg52wZ9XYjD1_3jTgcATm_TnQd5N/w640-h300/116680governo-torna-bolsa-presenca-auxilio-permanente-valor-e-ampliado-3-e1679052890657.jpg)
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou o sistema de atualização cadastral SIADIANTE, para que as famílias dos estudantes da rede estadual inscritas no CadÚnico e em condição de vulnerabilidade socioeconômica verifiquem se estão aptas a receber o benefício do Programa Bolsa Presença ou se o mesmo já foi aprovado.
Para isso, basta acessar o endereço http://siadiante.educacao.ba.gov.br/bolsapresenca e preencher com o Número de Identificação Social (NIS) e a data de nascimento do estudante ou do responsável pelo CadÚnico. O SIADIANTE é atualizado todo dia 15 de cada mês.O NIS pode ser encontrado no Cartão Cidadão, cartão do Bolsa Família, Carteira de Trabalho ou no aplicativo do CadÚnico. Se a família não estiver elegível ao programa, o próprio sistema informa o motivo e passa as orientações necessárias. Caso o cadastro da família não seja localizado, recomenda-se a atualização dos dados cadastrais do estudante na unidade escolar e no CadÚnico. Para saber se a sua família está cadastrada no CadÚnico, acesse o endereço https://cadunico.dataprev.gov.br/#/.
Cada família beneficiada pelo Bolsa Presença recebe o valor de R$ 150 por mês, acrescido de R$ 50 a partir do segundo aluno matriculado, para assegurar que eles permaneçam na escola. A concessão do benefício está vinculada à assiduidade nas aulas ministradas pela unidade escolar em que o aluno está matriculado; à participação obrigatória dos alunos nas avaliações de aprendizagem promovidas pela unidade escolar, visando orientar o acompanhamento pedagógico; e à manutenção dos dados cadastrais atualizados na unidade escolar e de sua família no CadÚnico. (ba)