• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Dia Internacional da Tiroide: data visa alertar sobre os distúrbios na glândula ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


    O Dia Internacional da Tireoide é celebrado, anualmente, em 25 de maio, para conscientizar a população sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças como hipotireoidismo, hipertireoidismo, doenças autoimunes e até câncer.

    Considerada a “comandante” do metabolismo, a tiroide é uma glândula localizada no pescoço em formato de borboleta, responsável pela produção dos hormônios tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4) que regulam o metabolismo corporal e a função de órgãos como coração, cérebro, fígado e rins, desempenhando um papel fundamental na saúde e no bem-estar.

    “Os hormônios produzidos pela glândula da tiroide são responsáveis pela regulação de várias funções no organismo, tais como crescimento e desenvolvimento de crianças e adolescentes, regulação da frequência cardíaca, regulação do ciclo menstrual e fertilidade, controle emocional, relação com o ganho e a perda de peso, entre outras”, explica a Dra. Rosa Paula Mello Biscolla, endocrinologista do Grupo Fleury, detentor da Diagnoson a+ na Bahia.

    A doenças dessa glândula estão entre os distúrbios endócrinos mais prevalentes em todo o mundo. “As enfermidades tireoidianas mais comuns estão relacionadas a alterações de função: o hipotireoidismo e o hipertireoidismo. O hipotireoidismo é a doença na qual a produção de hormônios pela tiroide é insuficiente, ou seja, abaixo do que a pessoa precisa. Enquanto no hipertireoidismo existe um excesso de produção de hormônios tireoidianos”, esclarece endocrinologista.

    Quais são os sintomas das doenças da tiroide?

    Os sintomas podem variar dependendo do tipo de doença. Entre os sintomas mais comuns do hipotiroidismo estão, desânimo, perda de cabelo, ganho de peso, pele seca, unhas fracas, constipação intestinal, síndrome do túnel do carpo, entre outros. É importante ressaltar que o quadro pode se apresentar com poucos sintomas. O hipertireoidismo, por sua vez, pode levar a sintomas como perda de peso não intencional, insônia, palpitação, irritabilidade, tremor nas mãos, aumento do volume da tiroide (bócio) e exoftalmia (olhos saltados).

    Como é feito o diagnóstico?

    O diagnóstico das doenças da tiroide é realizado a partir de uma anamnese (conversa entre o profissional de saúde e o paciente) e exame físico. A partir de uma suspeita clínica de alteração de função da tiroide serão solicitadas dosagens hormonais – TSH, T3 e T4.

    É importante ressaltar que deve ser realizada avaliação da função da tiroide nas mulheres em tratamento para hipotiroidismo que desejam engravidar e no 1º trimestre da gestação.

    Quais são os tratamentos?

    O tratamento depende do tipo e da gravidade da doença. No hipotireoidismo, em que há o déficit de produção de hormônios tireoidianos pelo organismo, é indicada a tomada diária de levotiroxina, com a dose a ser receitada de acordo com peso, idade e outros fatores. Já no hipertireoidismo, existem algumas opções de tratamento que devem ser discutidas junto ao paciente, podendo utilizar medicamentos que bloqueiam o excesso dos hormônios ou tratamento com iodo radioativo. Em alguns casos, a cirurgia pode ser necessária. (TRBN)

     

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ