• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Eures Ribeiro solicita campus da Uneb em Correntina e Riacho de Santana ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

    O deputado Eures Ribeiro (PSD) apresentou, na Assembleia Legislativa, uma indicação em que pede ao governador Jerônimo Rodrigues a implantação de campus universitário da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) nos municípios de Correntina e Riacho de Santana. O parlamentar também solicita estudo de viabilidade acadêmica para oferta de cursos nas unidades indicadas.

    No documento, o parlamentar explica que a Uneb é a maior instituição pública de ensino superior da Bahia. Fundada em 1983 e mantida pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria da Educação (SEC), a instituição está presente geograficamente em todas as regiões da Bahia no sistema multicampi. Assim, a Uneb possui 30 departamentos instalados em 24 campi: um sediado na capital do Estado, onde se localiza a administração central da instituição, e os demais distribuídos em importantes municípios baianos de porte médio e grande. Atualmente, a universidade disponibiliza mais de 170 cursos e habilitações nas modalidades presencial e de educação a distância (EaD) nos níveis de graduação e pós-graduação.

    Apesar do longo alcance da Uneb, ressaltou Eures Ribeiro, ainda há importantes municípios baianos “que necessitam de um olhar especial por parte da Secretaria da Educação do Estado no que se refere ao ensino superior”. Nesse contexto, o deputado relata que Correntina, município com mais de 32 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), não possui nenhuma oferta de curso superior estadual ou federal. “Jovens que concluem o ensino médio são obrigados a buscar ensino superior público a quase de 200 quilômetros de distância, na cidade de Barreiras. Muitos deles não possuem condições financeiras e acabam desistindo do sonho de cursar uma faculdade”, disse o parlamentar.

    Assim, continuou o deputado, a implantação de um campus universitário em Correntina, além de potencializar o ensino público de qualidade no município, beneficiará outras cidades da região que também necessitam de uma universidade pública mais próxima.

    No caso de Riacho de Santana, Eures Ribeiro afirmou que está em andamento a assinatura de um convênio entre a Prefeitura Municipal e o Departamento de Ciências Humanas e Tecnologia (DCHT), do Campus XVII de Bom Jesus da Lapa, para a oferta de dois cursos de graduação no município. “No entanto, os cursos a serem implantados não atendem a demanda do município de quase 36 mil habitantes, segundo o IBGE. Ampliar a oferta de cursos fará com que distâncias sejam encurtadas gerando mais segurança, qualidade no ensino e fará com que alunos recém-concluintes do ensino médio, possam ter a possibilidade de cursar uma faculdade em sua própria cidade, além de beneficiar outros municípios vizinhos”, defendeu. ASCOM

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ