• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket

  •  Kiara acompanhada dos professores Kassio Defensor e Marcos Sasse

    A estudante Kiara Cristina Silva Pereira, de apenas 13 anos, aluna da Escola Municipal José Cardoso de Lima, conquistou o vice-campeonato juvenil na Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais 2025 – Etapa Nordeste, realizada entre os dias 16 e 18 de maio, em Salvador.

    A competição reuniu cerca de 45 enxadristas cegos de todo o país, e Kiara foi a enxadrista federada mais jovem entre os participantes. Seu desempenho chamou atenção pela técnica, maturidade e determinação.

    O convite para participar do torneio partiu da Federação Baiana de Xadrez, por meio do presidente Luciano Zállio, que conheceu a trajetória de Kiara enquanto atuava como árbitro na OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães).


    O secretário municipal de Educação, Jefferson Café com Kiara e família durante a Jornada Pedagógica 2025

    Kiara já participou de duas edições da OILEM, enfrentando mais de 60 atletas da sua categoria. Em 2023, conquistou o 17º lugar, e em 2024, foi vice-campeã — mesmo sendo a única competidora cega da competição. Um verdadeiro exemplo de superação, talento e dedicação.

    A participação de Kiara na Copa Brasil de Xadrez para Cegos teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação, por meio da Gerência de Desporto Escolar.

    O secretário municipal de Educação, Jefferson Café, parabenizou a estudante pela conquista.

    “Kiara é motivo de orgulho para nossa rede. Uma jovem determinada, que inspira a todos com sua história de superação. Esse resultado é o reflexo do seu esforço, e reforça a importância de continuarmos investindo no esporte escolar e na inclusão. Também parabenizo os professores Marcos Sasse e Kassio Defensor que foram fundamentais para a participação de Kiara nessas competições", destacou o secretário.

    Fonte:SECOM/BA

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ