LEM
Eures Ribeiro solicita que governo do estado transforme região de Bom Jesus da Lapa em polo regional de saúde - Blog Barreiras Noticias | Região Oeste - Bahia

Eures Ribeiro solicita que governo do estado transforme região de Bom Jesus da Lapa em polo regional de saúde

Aproveitando a vinda do Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, que cumpriu agenda na manhã desta sexta-feira(27), em Bom Jesus da Lapa, para a inauguração do CAPS III do município, o prefeito lapense Eures Ribeiro, aproveitou para agradecer pelos investimentos do governo na cidade na área de saúde  e solicitar uma Região de Saúde para o município, ou seja transformar  Bom Jesus da Lapa numa cidade polo de saúde regional.

– Eu queria agradecer antes de pedir. Nós estamos construindo no Hospital Carmela Dutra, em convênio com a Secretaria de Saúde do estado, 30 leitos de UTIs, que nós queremos inaugurar no início do ano que vem. Estamos também, bem adiantado [as obras] no hospital dos rins. Toda hemodiálise da região que é feita em Guanambi vai ser feita aqui em Bom Jesus da Lapa. Estamos fazendo a construção da maternidade, a sede própria, onde nós recebemos 700 mil reais do Governo Federal, e eu estou entrando com mais R$ 700 mil. Estou colocando mais recursos porque Bom Jesus da Lapa é grande e merece algo grande, conforme a dimensão que esse município tem.

– Quero pedir ao senhor [secretário], nós temos aqui uma dificuldade regional. É uma injustiça muito grande praticada com Bom Jesus da Lapa. Nós não somos um polo de micro, mais operamos mais que um polo de micro. E essa nossa região toda, e quem está aqui sabe, é uma região meio que isolada do polo de micro,  e o nosso polo de micro não nos atende, porque tem uma realidade local que é do Corrente, e tem que ser do Corrente. E nós ficamos soltos aqui no meio: Bom Jesus da Lapa, Sítio do Mato, Serra do Ramalho, Paratinga e Riacho de Santana. Por isso nós queremos criar uma região de saúde pra cá. E é justo que crie uma  região de saúde aqui, considerando o esforço que Bom Jesus da Lapa tem feito, e não é justo com um município que investe tanto.

O prefeito Eures Ribeiro ainda colocou outros argumentos para defender a causa da saúde regional.

– Para você ter uma ideia, são 28% do nosso orçamento para saúde, e a nossa maior dificuldade é não ser polo de micro. Imagina, um município que é polo de micro é bem menor que o nosso, e opera muito menor que o nosso. Enquanto Bom Jesus da Lapa faz 200 cirurgias mês, a cidade que é polo de micro não faz 30. Isso é uma injustiça que tem que ser corrigida.

Eures afirmou que a solicitação é uma reivindicação dele e dos prefeitos da região: “transformar Bom Jesus da Lapa em polo de micro”, e comentou:

– Não queremos tirar nada de Santa Maria da Vitória não, Santa Maria continua lá com polo de micro, com os municípios todos dele, e eu não quero interferir com essa solicitação, mais que a gente tenha o nosso polo de micro aqui. Tenha nossa Região de Saúde que seja capaz de desenvolver os nossos trabalhos, e tenho certeza que o senhor vai olhar com carinho para esse pedido nosso.

O prefeito também afirmou para o Secretário, que a saúde do Brasil funciona conforme o resultado, e quanto mais o município produz, mais você merece investimento.

– Então, se a Lapa está com 200 cirurgias, é porque merece um olhar diferenciado. Se a Lapa tem CAPS III, se a Lapa tem UPA nível II, se a Lapa tem agora Hemodiálise, e se a Lapa tem toda estrutura que tem, é porque merece uma atenção especial, e completou:

– Hoje nós produzimos igual Guanambi que tem um hospital regional, não comparamos mais com outros municípios, por isso que eu não quero disputar com Santa Maria da Vitória [….] Guanambi faz 400 cirurgia num hospital regional, e nós fazemos aqui 200 em um hospital municipal. Nós já mostramos que o povo da Lapa paga suas contas da saúde, não só sua, mais paga da região toda, porque cirurgias feitas aqui, metade é de Lapa e a outra metade é do povo de fora.

Diante da solicitação o Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas Boas, destacou que a  gestão de Eures Ribeiro, como exemplo na Bahia na área de saúde. E que no momento o governo está revendo a regionalização no estado, que passou a dar alguns passos a frente do país, a partir do momento que começou com as Policlínicas Regionais de Saúde, vendo a necessidade de repactuar as regiões, respeitando as relações que existem entre os municípios.

-Nesse momento nós estamos revendo, e avaliar de que forma a gente pode fazer, para que essa região funcione, teoricamente como ela  funciona na prática. E aí a gente criaria uma nova região de saúde, conforme a sua solicitação. Quero registrar e destacar os investimentos que vem sendo feito aqui no hospital de Bom Jesus da Lapa, Carmela Dutra. Que vai trazer para a região o sistema de terapia intensiva para adulto e neonatal, que vai trazer o centro de diagnósticos por imagem, com equipamento de tomografia computadorizada. O centro de hemodialise que é de estrema importância, para invitar que as pessoas que os rins não funcionam tenham que se deslocar para Guanambi. Ampliação da enfermaria de pediatria, a reforma da maternidade, tudo isso vai fazer com que Bom Jesus da Lapa se consolide definitivamente como um grande polo regional de saúde aqui para o nosso estado da Bahia. Isso vem ao encontro do governador Rui Costa, de regionalizar e decentralizar a saúde”, frisou o secretario.  fonte: Bom Jesus da Lapa Notícias
Eures Ribeiro solicita que governo do estado transforme região de Bom Jesus da Lapa em polo regional de saúde Eures Ribeiro solicita que governo do estado transforme região de Bom Jesus da Lapa em polo regional de saúde Reviewed by CM on 07:50 Rating: 5

Sem comentários