• Girl in a jacket
  • Prefeitura de Bom Jesus da Lapa capacita servidores da Saúde sobre o Covid-19 ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem
    Com objetivo de se adequar aos protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS), a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Lapa, através da Secretaria Municipal de Saúde, está capacitando os profissionais da rede pública municipal de Saúde lotados nas Unidades de Emergência, Unidades Básicas de Saúde do Programa Saúde da Família e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), sobre o fluxo assistencial que foi criado para o atendimento de possíveis casos do novo Coronavírus (Covid-19) no município.

    A iniciativa, pontua o secretário municipal de Saúde, Marcélio Magno Magalhães da Silva, reforça o compromisso da Administração Municipal em manter as equipes [da Secretaria Municipal de Saúde] sempre qualificadas e capacitadas para atender à população. Ainda segundo o secretário, nesse momento, embora não tenha sido registrado nenhum caso da doença, por entender a importância dos profissionais estarem qualificados para atender possíveis ocorrências, a orientação do prefeito Eures Ribeiro Pereira (PSD) foi no sentido de promover os investimentos necessários para que o Sistema Municipal de Saúde esteja pronto para atender os vários níveis e situações de diagnóstico da doença, além de unificar protocolos e metodologias eficazes para o enfrentamento de eventuais ocorrências do Covid-19 no município e na sua microrregião.

    De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, de janeiro até às 17h da sexta-feira, dia 13, foram registrados no Estado 289 casos notificados com suspeita clínica de infecção pelo Coronavírus (Covid-19), dos quais sete foram confirmados [três em Salvador e quatro em Feira de Santana].

    Outros 153 foram descartados e 129 aguardam análise laboratorial. Ao todo, 26 municípios baianos, dois na microrregião de Bom Jesus da Lapa [São Félix do Coribe (dois casos) e Riacho de Santana (um caso)], fizeram notificações oficiais ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA).

    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde da Bahia, os casos confirmados em Salvador são de uma mulher de 52 anos, sua filha de 11 anos, com registro de viagem recente à Espanha (estes em isolamento domiciliar); um homem de 72 anos, com viagem recente à Itália, internado em Hospital da rede privada de Saúde, evoluindo bem. O novo caso registrado em Feira de Santana é de um homem de 73 anos, com ligação familiar com os primeiros casos, também em isolamento domiciliar.

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ