• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Mundo terá crise alimentar, e Brasil maior responsabilidade na oferta, diz ministro ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem


     O mundo enfrentará uma crise alimentar e crescerá a responsabilidade do Brasil em ofertar alimentos ao país e ao exterior, disse o ministro da Agricultura, Marcos Montes, hoje (4).

    Em discurso em um evento sobre o plano nacional de fertilizantes, ele citou o conflito na Ucrânia como um “problema grave” que “acendeu ainda mais a luz” em relação à elevada dependência do Brasil da importação de fertilizantes.
    Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

    “Hoje todos nós estamos debruçados para buscar alternativas para que o Brasil não ficasse tão dependente como somos hoje… A crise gera oportunidades, e essa é uma grande oportunidade para que o Brasil continue sendo essa potência alimentar do mundo todo”, afirmou.

    Montes relatou uma conversa recente com a diretora-geral da OMC em que ela teria “quase pedido” que o Brasil continuasse produzindo alimentos para alimentar o mundo.

    “Teremos sim, infelizmente, não tenho dúvidas disso, uma crise alimentar no mundo, e o Brasil terá essa responsabilidade ainda maior, de pôr comida na mesa dos brasileiros, mas também alimentar o mundo.”

    Ele mencionou ainda que a projeção inicial para a produção nacional de grãos, em torno de 300 milhões de toneladas em 2021/22, acabou sendo reduzida por questões climáticas a cerca de 269 milhões de toneladas.

    “O remédio para a inflação, e os alimentos têm parte importante nisso, é produzir mais.”

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ