• Girl in a jacket
  • Volkswagen é acusada de ‘escravidão’ e ‘tráfico de pessoas’ durante a ditadura no Brasil ~ Blog Barreiras Noticias | Oeste Baiano no Geral

     

    A montadora foi intimada a comparecer em 14 de junho a um tribunal do Trabalho em Brasília, informam veículos alemães

    O grupo alemão Volkswagen, segundo maior fabricante de automóveis do mundo, enfrenta novas acusações relacionadas à ditadura no Brasil, desta vez por práticas de “escravidão” entre 1974 e 1986. A informação foi publicada neste domingo 29 veículos de comunicação da Alemanha.

    De acordo com a TV pública ARD e o jornal Süddeutsche Zeitung, a Volkswagen foi intimada a comparecer em 14 de junho a um tribunal do Trabalho em Brasília.

    Questionado pela AFP, um porta-voz da Volkswagen garantiu que a empresa levou “muito a sério” o caso e os “possíveis incidentes” que teriam ocorrido, “nos quais se baseiam as investigações das autoridades judiciais brasileiras”.

    Os fatos teriam acontecido entre 1974 e 1986, quando vigorava a ditadura no Brasil. Os funcionários do grupo naquele reivindicam indenizações há vários anos, até agora sem sucesso.

    Tráfico de pessoas

    Segundo a mídia alemã, as denúncias examinadas pela Justiça brasileira alegam que a montadora utilizou “práticas análogas à escravidão” e “tráfico de pessoas”. Elas acusam o grupo de ter sido cúmplice de “violações sistemáticas de direitos humanos”.

    À época, o projeto do grupo era construir um grande sítio agrícola nas margens do Amazonas para o comércio de carnes, a Companhia Vale do Rio Cristalino.

    Para isso, centenas de diaristas e funcionários temporários foram contratados via intermediários para trabalhos de desmatamento em 70 mil hectares de terra.

    Os ex-funcionários e suas famílias disseram que o serviço de segurança da VW no Brasil colaborou com os militares para identificar possíveis suspeitos, que foram detidos e torturados. A colaboração foi confirmada por um relatório independente solicitado pela empresa em 2016. (AFP).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ