• Girl in a jacket
  • Girl in a jacket
  • Barreiras: Idosos participam do I Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo (I Sigero) ~ Blog Barreiras Noticias | Juninho Sem Maquiagem

      

    A Universidade da Maturidade (UMA), Tecnologia Social (Extensão) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), pensada, gerida e coordenada pela Dra. Neila Barbosa Osório e Dr. Luiz Sinésio Neto, deu início nesta quarta-feira (8), na modalidade online e presencial, ao I Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo (Sigero). Em Barreiras, idosos do Programa Idade Vida, participaram coletivamente no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, de forma online, das palestras e atividades do seminário, sob a coordenação da assessora especial, Marileide Carvalho.

    O I Seminário Internacional de Gerontologia e Envelhecimento Ativo, contou com palestrantes de Cabo Verde (África), Portugal (Europa) e do Brasil, e tem como principal objetivo, promover a troca de experiências entre pesquisadores de grupos de trabalho locais, regionais, nacionais e internacionais, empreendedores, terceiro setor, gestores públicos e outros envolvidos das instituições participantes no Brasil, Cabo Verde e em Portugal que estudam a temática do envelhecimento humano.

    Segundo a assessora especial, “compartilhar conhecimentos na área de gerontologia e envelhecimento ativo a partir da educação Intergeracional é refletir o presente, buscando no passado a sustentação para a consolidação da aprendizagem e realização futura”. Aqui em Barreiras o público inscrito foi pessoas idosas do programa Idade Viva, educadores da rede municipal e alguns psicólogos, mas o Seminário está estendido a todas as pessoas que tiverem interesse pelo tema que será trabalhado durante os três dias.

    A programação envolve apresentações culturais da região da Amazônia Legal Brasileira, palestras com especialistas, mesas-redondas, comunicações de trabalhos científicos com temáticas sobre os eixos: aprendizagem ao longo da vida; envelhecimento ativo; educação intergeracional e gerontologia.

    A assessora especial, pedagoga, Marileide Carvalho apresentou no I Sigero, acerca dos eixos, os seguintes resumos autorais com participação também das autoras Neuracy Rosalina, Jane Lucia Pimentel, Manuela Maia e Rocherlane Costa: I – Educação intergeracional: uma proposta significativa para alunos em distorção idade-série no ensino fundamental em Barreiras; II- Programa Idade Viva em Barreiras: práticas de educação intergeracional e de gerontologia que fortalecem vínculos; III – No interativo caminho da fé: diferentes jornadas, mesmo destino; IV – Cantinho do Senhor dos Aflitos: uma tradição de fé entre gerações no oeste baiano; V – Feirinha do Zé Buriti em Barreiras: a pessoa idosa no desenvolvimento da economia solidária.

    Para o prefeito de Barreiras, “o trabalho desenvolvido pela Universidade da Maturidade/Universidade Federal do Tocantins, agrega valor ao Programa Idade Viva, traz mudanças significativas e contribui para a melhoria da vida ativa das pessoas idosas envolvidas”, disse Zito Barbosa. (Dircom, Prefeitura de Barreiras).

    Publicação em destaque

    TELECOM PROVIDER - INTERNET CAMPEÃ